Após a revisão da diretiva europeia, o setor dos sucos de fruta poderá especificar melhor a ausência de açúcar adicionado, bem como o teor de açúcar da fruta.
Nascido em 2000, o concurso ECOTROPHELIA França tem o ousado desafio de mobilizar e facilitar a cooperação entre o Ensino Superior, empresas e centros técnicos para imaginar e conceber os produtos alimentares de amanhã. Os projetos selecionados para a edição 2024 colocam mais ênfase do que nunca na redução do impacto ambiental e na satisfação das necessidades nutricionais. Inovar para comer bem, de forma acessível, sustentável e saborosa, é a ambição da Ecotrophelia.
Estudo da ANSES sobre a evolução da utilização de ingredientes adoçantes observou um declínio na utilização de ingredientes edulcorantes nos últimos 10 anos na França.
"Upcycling", tendência de transformar resíduos em novos produtos de qualidade, serve como alavanca para proteger o ambiente e combater o aquecimento global.
Pesca Espanha lança campanha Metapesca.org para alertar sobre os riscos ambientais na indústria pesqueira e combater mitos e desinformações.
O bem-estar médio dos países da OCDE teria diminuído quase 2% nos últimos dez anos devido aos danos do dióxido de carbono, diz estudo BBVA Research.
A agricultura regenerativa aumenta o impacto positivo agrícola, captura CO2, melhora a biodiversidade e combate as mudanças climáticas.
Relatório da European Foundation identifica tendências em Agritech e FoodTech para 2023 com foco em inteligência artificial, proteínas alternativas e sustentabilidade.
FAO e OMS publicam relatório sobre perigos potenciais dos alimentos produzidos por multiplicação de células animais, como carne cultivada.
Potências mundiais disputam em tecnologias como IA e biotecnologia. Democracias ocidentais estão perdendo, segundo estudos. Uma correção do desequilíbrio é necessária.
Estudos revelam que crises influenciam na inovação e, durante a pandemia, houve um aumento em inovações frugais para atender à demanda de emergência médica.
Os consumidores precisam de mais informações nos rótulos dos produtos. Projeto "Smart Tags" visa aumentar a transparência usando rótulos inteligentes.
80% dos espanhóis reduziram o consumo de carne animal nos últimos anos por motivos como preço, saúde e bem-estar animal. Jovens e mulheres lideram essa mudança.
O relatório da PAC prevê redução na produção agrícola da UE com impacto nos setores de cereais, laticínios e carnes pela adoção de práticas mais sustentáveis.
"Objetivo 55" é a meta da UE para reduzir emissões em 55% até 2030. Segundo relatório, apenas Grécia e Portugal estão alinhados a essa meta com medidas existentes.
Explore o Salon du Chocolat em Paris, um evento que oferece uma visão sobre o mundo do chocolate, suas inovações e tendências.
Estudo analisa as tendências do mercado de leite em Portugal e França, incluindo o aumento da procura por leite sem lactose e bebidas vegetais.
Este texto discute o consumo de leite, a desinformação a seu respeito e o interesse pelos diferentes tipos de leite em Portugal e na França, com base no Google Trends e Mangools.
Resumo do Fórum para a Promoção da Transformação Digital no Setor Agroalimentar (Datagri), destacando a sustentabilidade e inovação no setor agrícola.
Poulehouse é a primeira empresa a oferecer um ovo que não mata a galinha, com um método de produção responsável e sem abate.
A nova lei francesa proíbe o uso de nomes de produtos de origem animal para alimentos vegetais, visando a transparência com consumidores.
A economia circular já é uma prática nos distribuidores europeus, como o hipermercado Continente, que transforma bananas sem valor comercial em bolos.
O Nutri-Score é um sistema de rotulagem nutricional que classifica alimentos de A a E e verde a vermelho, para facilitar a escolha de produtos mais saudáveis.