Para facilitar o aproveitamento dos ovos, o setor os oferece na forma de ovoprodutos, em apresentações diferentes dos ovos com casca. Esses produtos 100% naturais são amplamente utilizados pela indústria alimentícia e de alimentação fora do lar, principalmente por questões de praticidade, higiene e custo.
Existem 2 grandes categorias dos ovoprodutos:
- Os produtos de ovos “primeiro processados”, produzidos simplesmente quebrando os ovos: clara ou gema . ou o ovo inteiro em forma líquida, congelados ou em pó. Esses ingredientes são utilizados principalmente pela indústria alimentícia;
- Os produtos de ovos de “processamento secundário” são ovos cozidos, formulados e/ou produtos de ovos cozidos. Neste caso, eles são usados diretamente pelos consumidores ou por profissionais de setor de alimentação fora do lar.
Existe também os ovoprodutos produzidos sob demande como Dans la famille des ovoproduits on demande entre autres : Ovoprodutos líquido, Ovoprodutos secos, Ovoproduotos congelados, Ovoprodutos elaborados.
Para profissionais do setor agroalimentar, de restaurantes coletivos e comerciais, padarias, lanchonetes, cafeterias e hotéis, interesse por produtos derivados de ovos é oferece vantagens como:
- qualidade constante, segurança e economia de tempo;
- disponibilidade permanente de todas as categorias (amarelo, branco);
- higiene (evita o manuseio);
- facilidade de uso e armazenamento;
- naturalidade: um ovoproduto não deixa de ser ovo.
Basta cumprir os requisitos de temperatura (sem quebra da cadeia de frio), respeitar as condições de armazenamento e utilização dos recipientes (fechá-los bem após o uso, etc.) e respeitar o prazo de validade, que difere dependendo do tipo de produto de ovo: ovos líquidos pasteurizados, ovos líquidos congelados, ovos em pó, etc.
A fabricação de ovoprodutos segue processos rigorosos. Os ovos são quebrados, clarificados, filtrados, homogeneizados, pasteurizados e resfriados a +3°C. (Exemplos: ovos inteiros a 64/70°C, gemas a 59/63°C, claras a 62/66°C).
Os produtos são também uma maneira de não desperdiçar ovos. Os excedentes e os chamados ovos rebaixados são aqueles usados como ovoprodutos. Os ovos podem ser “”rebaixados na criação (antes da embalagem) ou no nível dos centros de embalagem, durante as operações de ovoscopia ou classificação, quando são muito pequenos ou muito grandes para serem vendidos como ovos de mesa.
Além disso, os ovoprodutos também podem vir de fazendas criadas especificamente para esse uso.
Saiba mais com a Missão Técnica ovos e ovorpdutos da Verakis com a especialista Raquel Santos.
Fonte: CNPO
Imagem : Freepik