Mediação Científica

Papo à mesa

“Papo à mesa” é um momento Verakis online, para discutir livros, filmes, ou artigos que mudaram a o modo de ver a vida e a abordagem dos alimentos e da alimentação dos parceiros e convidados Verakis.

A ideia é compartilhar e popularizar conhecimento por meio da apresentação do escopo, das partes marcantes e da mensagem central de uma obra técnica, científica ou literária.

As obras são propostas pelos próprios convidados que, por meio de uma sala Verakis virtual, criam um momento de partilha entre os que têm interesse e curiosidade para conhecer novos e diferentes pontos de vista.

O ponto de vista é do Apresentador Verakis e um dos mediadores Verakis (Juliana Grazini dos Santos, Paula de Oliveira Feliciano ou Adriano Andreghetto) podem intervir para colocar o ponto de vista da Verakis, que em sendo uma instituição mediadora, respeita toda e qualquer forma de abordar diferentes situações desde que as mesmas não tenham cunho nem político, nem militante, nem comercial, nem de promoção, não denigra nenhuma instituição, profissional ou indivíduo, e não corre o risco de incentivar más condutas ou práticas profissionais e pessoais.

Papo à Mesa – Eventos anteriores no YouTube

As atividades serão realizadas quinzenalmente, aos sábados, das 9h às 10h30 (Horário de Brasília). Confira nossa agenda abaixo e os links para inscrição em cada sessão.

AGENDA PAPO À MESA

02 de Outubro
Sábado 9h (Brasil) – 13h (Portugal) – 14h (França/Espanha/Itália)

“Patrimônio Alimentar do Povo Xerente e suas Interfaces com o turismo gastronômico” – Tese de Doutorado –  Universidade do Vale do Itajaí- Univali
Apresentação:  Luana de Sousa Oliveira

Faça a sua inscrição

 

 

 

Sobre a Apresentadora:
Luana é e
mpreendedora e cozinheira do Borduna Bistrô, Mestre em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Pará – UFPA, Doutora com o projeto sobre o patrimônio alimentar do Povo Xerente no Tocantins pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, e é Docente e Pesquisadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO).

16 de Outubro
Sábado 9h (Brasil) – 13h (Portugal) – 14h (França/Espanha/Itália)

“GOsTO – um Punhado de Mandioca um Bocado de Cerrado” de Thamyris Carvalho Andrade (EDUFT – Palmas TO – 2020)
Apresentação: Alessandra Santos dos Santos

Faça a sua inscrição

 

 

 


Sobre a Apresentadora:
Alessandra Santos dos Santos, Professora pesquisadora nas áreas de Gastronomia e Turismo. Docente de Ensino Superior no Curso de Gastronomia do UniCEUB e do Curso de Turismo da UnB. Mestre em Turismo e Hotelaria pela Univali. Especialista em Administração Rural pela UCS. Tecnologia em Fruticultura de Clima Temperado. Atualmente, ministrando em disciplinas de Enoturismo, Enogastronomia, História da Gastronomia, Serviços de A&B, Projeto Integrador.

Sobre o livro:
O livro é um esforço coletivo de um grupo de pesquisadoras cujo objetivo consiste em apresentar a história e ações desenvolvidas pelo projeto de pesquisa e extensão “GosTo – um punhado de mandioca um bocado de Cerrado” desenvolvido no âmbito do Curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental da Universidade Federal do Tocantins, campus de Arraias, e também apresentar discussões teóricas que dialogam diretamente com o contexto que o projeto compreende, o bioma Cerrado, a gastronomia, o território do nordeste goiano e do sudeste do Tocantins, o uso metodologias ativas, as boas práticas em eventos, a formação das memórias gustativas entre outros assuntos.

30 de Outubro
Sábado 9h (Brasil) – 13h (Portugal) – 14h (França/Espanha/Itália)

“Fomes Contemporâneas” – Organizado por: Caroline Filla Rosaneli (Editora PUCPRESS, 2020)
Apresentação: Caroline Filla Rosaneli

Faça a sua inscrição

 

 

 

 

Sobre a Apresentadora:
Caroline Filla Rosaneli, Nutricionista. Pós-doutora pela Cátedra Unesco em Bioética da Universidade de Brasília. Professora do Programa de Pós-graduação em Bioética da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil. Professora visitante do Doutorado em Humanidades da Universidade Católica de Moçambique. Pesquisa temas sobre saúde pública, bioética e populações vulneráveis.

Interessado? Envie sua mensagem:



Projetos