Mediação Científica

Papo à mesa

“Papo à mesa” é um momento Verakis online, para discutir livros, filmes, ou artigos que mudaram a o modo de ver a vida e a abordagem dos alimentos e da alimentação dos parceiros e convidados Verakis.

A ideia é compartilhar e popularizar conhecimento por meio da apresentação do escopo, das partes marcantes e da mensagem central de uma obra técnica, científica ou literária.

As obras são propostas pelos próprios convidados que, por meio de uma sala Verakis virtual, criam um momento de partilha entre os que têm interesse e curiosidade para conhecer novos e diferentes pontos de vista.

O ponto de vista é do Apresentador Verakis e um dos mediadores Verakis (Juliana Grazini dos Santos, Paula de Oliveira Feliciano ou Adriano Andreghetto) podem intervir para colocar o ponto de vista da Verakis, que em sendo uma instituição mediadora, respeita toda e qualquer forma de abordar diferentes situações desde que as mesmas não tenham cunho nem político, nem militante, nem comercial, nem de promoção, não denigra nenhuma instituição, profissional ou indivíduo, e não corre o risco de incentivar más condutas ou práticas profissionais e pessoais.

As atividades serão realizadas quinzenalmente, aos sábados, das 9h às 10h30 (Horário de Brasília). Confira nossa agenda abaixo e os links para inscrição em cada sessão.

AGENDA PAPO À MESA

30 de Janeiro
Sábado 9h (Brasil) – 12h (Portugal) – 13h (França/Espanha/Itália)

“Panorama da alimentação indígena: comidas, bebidas e tóxicos na Amazônia brasileira” de Manuel Nunes Pereira
Apresentação:  Luana de Sousa Oliveira

Faça a sua inscrição

Sobre a Apresentadora: Luana é empreendedora e cozinheira do Borduna Bistrô, Mestre em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Pará – UFPA, Doutoranda em doutorado sobre o patrimônio alimentar do Povo Xerente no Tocantins pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, e é Docente e Pesquisadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO).

13 de Fevereiro
Sábado 9h (Brasil) – 12h (Portugal) – 13h (França/Espanha/Itália)

“Tem Peixe no Papá do Neném” – Um guia sobre o peixe na introdução alimentar. (FIPERJ) – Saiba mais aqui
Apresentação: André Medeiros, Fernando A. P. Tuna e Maíra Duarte Cardoso.

Faça a sua inscrição

Sobre os Apresentadores
André L. Medeiros de Souza – Médico Veterinário, Doutor em Higiene Alimentar e Processamento Tecnológico de POA e Extensionista na FIPERJ/RJ.

Fernando Augusto Pereira Tuna – Biólogo, Doutorando (UFF) e Analista de recursos pesqueiros da FIPERJ

Maíra Duarte Cardoso – Médica Veterinária, Doutora em Saúde Pública e Meio Ambiente e Extensionista da FIPERJ.

27 de Fevereiro
Sábado 9h (Brasil) – 12h (Portugal) – 13h (França/Espanha/Itália)

“O tempero da Vida” um filme de Tassos Boulmetis
Apresentação: Isis Stelmo

Faça a sua inscrição

Sobre a Apresentadora
Isis Stelmo – Nutricionista formada pela UNIFESP,  Especialista em Alimentação e Nutrição na Atenção Primária à Saúde,  Mestranda em Psicoterapia com Dança e Movimento na Universidade de Roehampton em Londres, é também artista de dança.

 

13 de Março
Sábado 9h (Brasil) – 13h (Portugal) – 14h (França/Espanha/Itália)

The Ultimate Tea Lover’s Treasury –  (O derradeiro tesouro dos amantes do chá), de Devan Shah, Tea Society
Apresentação: Raquel Magalhães
Instagram

Faça a sua inscrição

Sobre a Apresentadora
Sommelière de Chá, Terapeuta Ayurveda, formanda  em Yoga e graduanda na faculdade de Nutrição. Empresária e referência no mercado de chás, é sócia proprietária de empresas nos mais variados segmentos, como educação (escola e plataforma digital multidisciplinar Alquimia In Foco), produtos e prestação de serviços/consultoria com o objetivo de capacitar futuros profissionais da área e difundir o conceito e consumo do chá no Brasil e no exterior. Colunista da Revista Casa e Jardim e da maior rede de chás do país, a Tea Shop Brasil.
Blog Raquel Magalhães

 

27 de Março
Sábado 9h (Brasil) – 12h (Portugal) – 13h (França/Espanha/Itália)

“Tratado de Nutrição e Dietoterapia” de Rossi & Poltronieri
Editora Guanabara Koogan (2019)

Apresentação: Fabiana Poltronieri e Luciana Rossi

Faça a sua inscrição

 

 

 

Sobre as Apresentadoras
Fabiana Poltronieri Licenciada em Nutrição pela UFSC; Mestre e Doutora pela USP, Organizadora do Tratado de Nutrição e Dietoterapia Rossi & Poltronieri – Editora Guanabara Koogan (2019)

Luciana Rossi– Graduada em Nutrição FSP(USP) e Pos Doutora  FCF (USP). Especialista em Nutrição Esportiva – ASBRAN. Coordenadora do Departamento de Nutricao – Projeto Karate Sao Paulo Olímpico – FPK. Organizadora do Rossi&Poltronieri Tratado de Nutrição e Dietoterapia.

10 de Abril
Sábado 9h (Brasil) – 13h (Portugal) – 14h (França/Espanha/Itália)

“Dîner avec Darwin : des cavernes aux cuisines, l’évolution de nos assiettes” (Jantar com Darwin : das cavernas às cozinhas, a evolução dos nossos pratos. ), de Jonathan Silverton.
Apresentação: Juliana Grazini

Faça a sua inscrição

Sobre a Apresentadora
Diretora da Fundação Verakis, Doutora em Informação e Comunicação/Jornalismo Científico/Popularização Científica pela Universidade de Paris 7(Denis -Diderot), vive há mais de 20 anos na França, onde pesquisa e desenvolve trabalhos de jornalismo científico, popularização da ciência e comunicação nas áreas de alimentos, alimentação e nutrição, cria, dirige e coordena cursos no setor dos alimentos na Europa, Brasil e América Latina.

12 de Junho
Sábado 9h (Brasil) – 13h (Portugal) – 14h (França/Espanha/Itália)

Artigo Científico “Estudo observacional das relações de poder no filme O Óleo de Lorenzo”  – CADERNOS EBAPE. BR, v. 9, nº 2, artigo 11, Rio de Janeiro, jun. 2011
Autores : Fátima Regina Ney Matos, Afonso Carneiro Lima, e Cláudia Maria

Apresentação: Maristela Medeiros

Faça a sua inscrição

Sobre a Apresentadora
Maristela Medeiros é Nutricionista pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Pós graduada em Segurança dos Alimentos pela Fundação Iberoamericana (FUNIBER), Especialista em Marketing, Empreendedorismo e Inocuidade dos Alimentos pela VERAKIS.   Mestranda em Gestão Integrada da Qualidade pela Fundação Iberoamericana (FUNIBER).

Interessado? Envie sua mensagem:



Projetos