Mediação Científica

Papo à mesa

“Papo à mesa” é um momento Verakis online, para discutir livros, filmes, ou artigos que mudaram a o modo de ver a vida e a abordagem dos alimentos e da alimentação dos parceiros e convidados Verakis.

A ideia é compartilhar e popularizar conhecimento por meio da apresentação do escopo, das partes marcantes e da mensagem central de uma obra técnica, científica ou literária.

As obras são propostas pelos próprios convidados que, por meio de uma sala Verakis virtual, criam um momento de partilha entre os que têm interesse e curiosidade para conhecer novos e diferentes pontos de vista.

O ponto de vista é do Apresentador Verakis e um dos mediadores Verakis (Juliana Grazini dos Santos, Paula de Oliveira Feliciano ou Adriano Andreghetto) podem intervir para colocar o ponto de vista da Verakis, que em sendo uma instituição mediadora, respeita toda e qualquer forma de abordar diferentes situações desde que as mesmas não tenham cunho nem político, nem militante, nem comercial, nem de promoção, não denigra nenhuma instituição, profissional ou indivíduo, e não corre o risco de incentivar más condutas ou práticas profissionais e pessoais.

Papo à Mesa – Eventos anteriores no YouTube

As atividades serão realizadas quinzenalmente, aos sábados, das 9h às 10h30 (Horário de Brasília). Confira nossa agenda abaixo e os links para inscrição em cada sessão.

AGENDA PAPO À MESA – 2º Semestre 2022

27 de Agosto
Sábado – 9h (Brasil) – 13h (Portugal)

“Artes tradicionais do fazer: alimentos e patchwork em tramas”

Artigo de “Mônica Chaves Abdala, Cristiane Aparecida Fernandes da Silva, e Claude G. Papavero” na ArtCultura Uberlândia, v. 20, n. 37, p. 95-111, jul.-dez. 2018.

Faça a sua inscrição

 

 

 

Sobre as apresentadoras

Mônica Chaves Abdala , é Doutora em Sociologia pela USP, Professora Titular aposentada do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Professora do corpo permanente do Programa de Pós-graduação em História da UFU Aurora do livro “Receita de Mineiridade”.

Claude G. Papavero, é Mestre e Doutora em Antropologia Social pela FFLCH – USP. Pesquisadora independente, estudiosa de etno-história da alimentação brasileira. Membro do Grupo de Estudos Etno-históricos da USP, dirigido pela Profa. Lilia Schwarcz.


17 de Setembro
Sábado – 9h (Brasil) – 13h (Portugal)

“A epopéia da Comida” de Jacques Attali 

Sobre o Livro
O Que As Pessoas Comiam Dez Mil Anos Atrás? Como E Onde Surgiram O Fogo, A Agricultura E A Pecuária? O Que Os Reis Comiam? E Os Seus Súditos? Como São Explicadas As Restrições Alimentares De Cada Religião? Quem São As Pessoas Que Comem Insetos? Em 2050, Seremos Capazes De Alimentar Quase 10 Bilhões De Pessoas De Maneira Saudável?
Este Vasto Panorama Revela Como Passamos De Uma Dieta Variada, Natural E Abundante Para Produtos Alimentícios Industriais Que São Verdadeiros Venenos Para Os Humanos E Para A Natureza. O Livro Também Nos Apresenta As Relações Pouco Conhecidas Entre A Comida E Os Mais Diversos Domínios Da Vida Humana, Como As Conversações, O Poder E A Geopolítica.
A Rica E Deliciosa História Da Comida É Indissociável Da História Da Humanidade. Repleta De Descobertas, Embates E Revoluções, Tem Todos Os Ingredientes De Uma Grande Epopeia.

O Que Era O Ato De Comer No Passado? O Que Ele É Hoje? O Que Será Amanhã?

Faça a sua inscrição

Sobre a apresentadora

Alline Alves, é nutricionista com especialização em Segurança Nutricional e Qualidade dos Alimentos pela UGF e formação complementar em Auditorias em Serviços de Alimentação e Nutrição, APPCC sob a norma ISO22000 e Rotulagem de Alimentos. Experiência em Visitas Técnicas em Alimentação Tecnologia e Qualidade em Alimentos em Porto- Portugal e em Nutrição e Gastronomia em Paris – França, pela Instituição Verakis. Atua na área de Food Service Corporativo há 15 anos e atualmente com ênfase em Segurança dos Alimentos.


01 de Outubro
Sábado – 9h (Brasil) – 13h (Portugal)

“Ageing with smartphones in urban Brazil” de Marília Duque
(Envelhecendo com Smartphones no Brasil Urbano: um trabalho em andamento)

Conheça o Livro

Faça a sua inscrição

 

 

 

Sobre a apresentadora

Marília Duque é co-fundadora e pesquisadora no LiteraCity: Citizens & Consumers Lab. É doutora em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM São Paulo com tese sobre Smartphones, Saúde e Envelhecimento. É a pesquisadora brasileira no projeto global ASSA, ‘Anthropology of Smartphones and SmartAgeing” (UCL Anthropology). É autora do livro “Ageing with Smartphones in Urban Brazil: A Work in Progress’ e dos protocolos “Guia de Boas Práticas de WhatsApp para Saúde” e “WhatsApp Aplicado à Nutrição”.


15 de Outubro
Sábado – 9h (Brasil) – 13h (Portugal)

“Alimentação e espiritualidade no candomblé”

Faça a sua inscrição

 

 

 

 

 

Sobre a apresentadora

Maria Rita – Mestre em Cientista Social – UFRN, especialista em História da África e Africanidades – INEB, Educadora Popular, Integra o GAMA – Grupo de Articulação de Matriz Africana e Ameríndia do Rio Grande do Norte, pelo Instituto Terreiros do Futuro. Sacerdotisa dos povos tradicionais de matriz africana e ameríndia no Brasil, sendo a oitava geração familiar no culto.
Centra seus estudos e trabalhos técnicos nas áreas das Ciências Sociais, com destaque em tradição e memória, Políticas Pública de segurança alimentar e nutricional, Direitos Humanos Humanos de Cidadania dos grupos sociais mulheres, povos e comunidades tradicionais.


19 de Novembro
Sábado – 9h (Brasil) – 12h (Portugal)

“Podre: Episódio A guerra dos Abacates” – Uma análise de Marketing
Série Documental Netflix

Sobre a série

Faça a sua inscrição

 

 

 

Sobre o apresentador

Adriano Andreghetto – Consultor de Marketing Digital com foco no setor Agroalimentar e Turismo. É formado em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo, possui um MBA em Marketing Estratégico e é Mestre em Marketing Digital pela Universidade Europeia (Lisboa). Durante sua carreira também já trabalhou com projetos nas áreas de sustentabilidade e desperdício de alimentos, com projetos em Portugal, Suíça e Alemanha. Com mais de 10 anos de experiência nas áreas de Marketing, Comunicação e Marketing Digital, vive em Portugal desde 2017 e é atualmente sócio da agência GOMO Digital. Em parceria com a Fundação francesa Verakis, colabora com artigos para a revista iAlimentar.

Linkedin


10 de Dezembro
Sábado – 9h (Brasil) – 13h (Portugal)

“Nutricionismo”
de Gyorgy Scrinis

Faça a sua inscrição

 

 

 

 

 

Sobre o apresentador

Matheus Silva Melo Leite – Nutricionista, graduado pela Estácio de Sá – Campos dos Goytacazes/RJ, pós-graduado em Gestão de Negócios em Alimentação e Nutrição pela NutMed, cozinheiro pelo SENAC – Campos dos Goytacazes/RJ e Aluno da Comida.com Verakis. Experiência com produção de alimentos em cozinhas industriais, refeição transportada e atuante em palestras e workshops de gastronomia aplicadas a nutrição. Hoje atua como instrutor de Boas Práticas de Fabricação e Gastronomia Saudável para empresas do ramo de Hotelaria Offshore.

Interessado? Envie sua mensagem:



Projetos