Mediação Científica

Papo à mesa

“Papo à mesa” é um momento Verakis online, para discutir livros, filmes, ou artigos que mudaram a o modo de ver a vida e a abordagem dos alimentos e da alimentação dos parceiros e convidados Verakis.

A ideia é compartilhar e popularizar conhecimento por meio da apresentação do escopo, das partes marcantes e da mensagem central de uma obra técnica, científica ou literária.

As obras são propostas pelos próprios convidados que, por meio de uma sala Verakis virtual, criam um momento de partilha entre os que têm interesse e curiosidade para conhecer novos e diferentes pontos de vista.

O ponto de vista é do Apresentador Verakis e um dos mediadores Verakis (Juliana Grazini dos Santos, Paula de Oliveira Feliciano ou Adriano Andreghetto) podem intervir para colocar o ponto de vista da Verakis, que em sendo uma instituição mediadora, respeita toda e qualquer forma de abordar diferentes situações desde que as mesmas não tenham cunho nem político, nem militante, nem comercial, nem de promoção, não denigra nenhuma instituição, profissional ou indivíduo, e não corre o risco de incentivar más condutas ou práticas profissionais e pessoais.

Papo à Mesa – Eventos anteriores no YouTube

As atividades serão realizadas quinzenalmente, aos sábados, das 9h às 10h30 (Horário de Brasília). Confira nossa agenda abaixo e os links para inscrição em cada sessão.

AGENDA PAPO À MESA

24 de Abril
Sábado 9h (Brasil) – 13h (Portugal) – 14h (França/Espanha/Itália)

“Marketing de Alimentos para iniciantes” De Juliana T. Grazini dos Santos & Pedro Aguiar.

Quero comprar o livro

Apresentação: Tamiris Marques Monteiro e Thaine Gomes

Faça a sua inscrição

 

 

Sobre as Apresentadoras
Tamiris Marques Monteiro, é engenharia de alimentos, pós-graduada em gestão da qualidade e segurança dos alimentos pela Unicamp, Especialista internacionalmente em empreendedorismo e marketing de alimentos, pela Verakis /Universidade Zaragoza/Cederul. E em 2013 iniciou seu primeiro empreendimento a Caramellie, casa de confeitaria, se especializando em confeitaria francesa com o renomado chefe Diego Lozano.

Thaine Gomes é Engenheira de Alimentos (UNILAGO), Especialista internacionalmente em empreendedorismo e marketing de alimentos, pela Verakis /Universidade Zaragoza/Cederul).  Tem experiências em vários setores da indústria de alimentos (bebidas, pescados, sorvete…).  Atualmente faz parte do time Seara Alimentos, no departamento de Garantia da Qualidade.

08 de Maio
Sábado 9h (Brasil) – 13h (Portugal) – 14h (França/Espanha/Itália)

“Modernista à mesa: a coleção de cardápios de Mário de Andrade (1915-1940)” – Tese mestrado, defendida em 2020.

Apresentação: Paula de Oliveira Feliciano

Faça a sua inscrição

Sobre a Apresentadora
Mestre em Culturas e Identidades Brasileiras pelo IEB/USP, graduada em Gastronomia e pós-graduada em Docência para o Ensino Superior pelo Centro Universitário Senac. Chefe de Projetos Verakis Brasil e Gerente Internacional Verakis. Atua há 10 anos como professora nos cursos de graduação e pós-graduação em Gastronomia no Centro Universitário Senac Campos do Jordão, onde leciona disciplinas relacionadas à regionalismo, pesquisa de ingredientes e sustentabilidade. Foi bolsista no programa de estágio da Fundació Alícia/ Espanha, centro de pesquisa em cozinha, sustentabilidade e impacto social e estagiária no Observatori d’Alimentació da Universitat de Barcelona (ODELA-UB), desenvolvendo atividades na linha de pesquisa Turismo Gastronômico.

22 de Maio
Sábado 9h (Brasil) – 13h (Portugal) – 14h (França/Espanha/Itália)

“Comida como cultura” de Massimo Montanari

Apresentação: Beatriz Del Fiol

Faça a sua inscrição

Sobre a Apresentadora
Engenheira de alimentos formada pela Unicamp, especializada na área de qualidade pela Fundação Vanzolini e Mestre em Ciências pelo Programa de Nutrição Aplicada (PRONUT) – USP. Tem mais de 34 anos de vivência de trabalho na área de alimentos. Curiosa pelo mundo das comidas e sua história, dedicando-se ao seu projeto de escrita, o blog História pela Comida.

12 de Junho
Sábado 9h (Brasil) – 13h (Portugal) – 14h (França/Espanha/Itália)

Artigo Científico “Estudo observacional das relações de poder no filme O Óleo de Lorenzo”  – CADERNOS EBAPE. BR, v. 9, nº 2, artigo 11, Rio de Janeiro, jun. 2011
Autores : Fátima Regina Ney Matos, Afonso Carneiro Lima, e Cláudia Maria

Apresentação: Maristela Medeiros

Faça a sua inscrição

Sobre a Apresentadora
Maristela Medeiros é Nutricionista pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Pós graduada em Segurança dos Alimentos pela Fundação Iberoamericana (FUNIBER), Especialista em Marketing, Empreendedorismo e Inocuidade dos Alimentos pela VERAKIS.   Mestranda em Gestão Integrada da Qualidade pela Fundação Iberoamericana (FUNIBER).

02 de Outubro
Sábado 9h (Brasil) – 13h (Portugal) – 14h (França/Espanha/Itália)

“Panorama da alimentação indígena: comidas, bebidas e tóxicos na Amazônia brasileira” de Manuel Nunes Pereira
Apresentação:  Luana de Sousa Oliveira

Faça a sua inscrição

Sobre a Apresentadora: Luana é empreendedora e cozinheira do Borduna Bistrô, Mestre em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Pará – UFPA, Doutoranda em doutorado sobre o patrimônio alimentar do Povo Xerente no Tocantins pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, e é Docente e Pesquisadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO).

Interessado? Envie sua mensagem:



Projetos