Perspectivas da alimentação humana - Alimentação: Avanços e Controvérsias
Desde a publicação dos primeiros relatórios e alertas da OMS e FAO sobre o Estado Nutricional e a produção de alimentos no mundo, a alimentação e todos os aspectos que envolvem a produção e consumo de alimentos, é abordada por uma multitude de profissionais, sobre diversos pontos de vista; é parte importante da agenda política de inúmeros países; é um tema midiático; além de continuar sendo um elemento importante do cenário político, social, econômico, mercadológico e social.
Considerando a “cacofonia” da alimentação, não somente do ponto de vista definido por Fischler (1993), é notório que cada especialista ou ator no âmbito da alimentação, aborde o tema segundo o seu ponto de vista e as controvérsias, quando expostas, acabam sendo limitadas.
Neste sentido, se se quer que a alimentação seja abordada de maneira interdisciplinar, que as informações que circulam no âmbito social sejam mais coerentes, que as ações de conscientização, educação, promoção da saúde, etc. que envolvem a alimentação, sejam lógicas, lúcidas e eficientes, as controvérsias devem ser discutidas sob vários pontos de vista.
Este é o primeiro livro da Coleção Verakis: Visão Plural da Alimentação, este primeiro livro aborda os temas que foram apresentados por diversos profissionais durante o workshop Alimentação: Avanços e Controvérsias realizado em 2020.
Organizadores:
Juliana T. Grazini dos Santos: Doutora. em Informação e comunicação pela Universidade de Paris VII (Denis Diderot), Diretora da Verakis Food Academy e Presidente da Fundação Verakis, trabalha com mediação das ciências dos alimentos, da alimentação e da nutrição há mais de 3 décadas.
Paula Feliciano: Mestra em Culturas e Identidades Brasileiras pelo IEB-USP, graduada em Gastronomia e pós-graduada em Docência para o Ensino Superior pelo Senac São Paulo. Tem formação em Patrimônio, Memória e Gestão Cultural pelo Centro de Pesquisa e Referência do museu Casa Mário de Andrade e passou por estágios na Fundação Alícia e no Observatório de Alimentação da Universidade de Barcelona. Atua como coordenadora de projetos na Verakis Brasil, pesquisadora de cultura e culinária e como professora nos cursos de graduação e pós-graduação em Gastronomia no Centro Universitário Senac em temas como pesquisa culinária, patrimônio alimentar, turismo gastronômico, dentre outros. Autora do livro “Produtos de Origem e Patrimônio Alimentar” pela Editora Senac.
Adriano Andreghetto: Estudante de doutoramento na Universidade Helênica (Grécia), é formado em Ciências dos Alimentos pela ESALQ/USP e Mestre em Marketing Digital pela Universidade Europeia (Lisboa) cujo tema da dissertação é “A procura por informação sobre alimentação saudável nos media digitais”. Vive em Portugal desde 2017 e é atualmente responsável pelas ações de Marketing Digital da Verakis, através da GOMO Digital, agência de webdesign onde é sócio-diretor.