Dieta Mediterrânica: muito mais do que alimentos
Esta sessão inaugural contou com a participação de 4 convidados, com mediação da Dra Juliana Grazini da Verakis e da Professora Claudia Santos da Universidade de Aveiro, coordenadora do projeto FairFood for a Smart Life em Portugal
Conheça o projeto: https://www.fairfoodproject.eu/
Nesta sessão inaugural, elegemos como região o Algarve, expoente máximo da dieta mediterrânica (DM) em Portugal.
Convidados:
Abílio Guerreiro, formado em Gestão e Produção de Cozinha na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, licenciado em Turismo pela Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve, Mestre em Marketing e Doutorando em Turismo (investigação em gastronomia e Dieta Mediterrânica numa perspetiva económica e turística) pela Faculdade de Economia da Universidade do Algarve. Assessor técnico em F&B e Inovaçao da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve. Formador/Chef e coordenador de curso de cozinha da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve – Turismo de Portugal IP.Docente da Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve no curso Superior de Gestão Hoteleira e no mestrado em Gestão e Direção Hoteleira. Especialização em Dieta Mediterrânica e alimentação saudável pelo projeto ENPI - SlowMed, Cross border Cooperation in the Mediterranean - Coordinator - Centro Sviluppo Creativo Danilo Dolci; Palermo, Italy. Consultor do projeto Orssa “ O Prato Certo” em colaboração com a associação in Loco e Direção Geral de Saúde com o objetivo de promover hábitos de alimentação saudáveis e para agregados com baixo rendimento. Consultor em gestão, marketing e turismo gastronómico.
Artur Filipe Gregório, Agente de Desenvolvimento Local Sustentado na Associação IN LOCO desde 1996, Coordenador de Projetos, Antropólogo, Mestre em Planeamento Regional e Urbano, Presidente do Órgão de Gestão do Grupo de Ação Local “Interior do Algarve Central” e da Direção da Associação IN LOCO, especialista em Dieta Mediterrânica, Turismo Sustentável e Cooperação Territorial. Conheça a IN LOCO: http://www.in-loco.pt/
Claudia Amaral Santos é doutora em Linguística e Terminologia e mestre em Cultura e Literatura Norte-Americana. É docente de Línguas para Fins Específicos na Universidade de Aveiro, coordenadora departamental Erasmus e membro da Unidade de Investigação GOVCOPP - Governança, Competitividade e Políticas Públicas. A sua investigação recente tem sido desenvolvida nas áreas de educação, internacionalização, turismo, comportamento do consumidor e marketing digital. Coordena em Portugal o projeto internacional Erasmus+ Fair Food for a Smart Life, dedicado à identificação, recuperação e disseminação de conhecimento sobre a Dieta Mediterrânica, contribuindo para a educação nutricional das camadas mais jovens.
Fátima Catarina - Vice-Presidente do Turismo do Algarve. Fátima Catarina Coelho é, desde o dia 1 de agosto de 2018, a Vice-Presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA). É, desde o dia 17 de dezembro de 2018, Vice-Presidente da Associação de Turismo do Algarve (ATA). Foi Chefe de Equipa Multidisciplinar de Investimento e Desenvolvimento, Adjunta do Presidente da Região de Turismo do Algarve e Diretora do Plano Regional de Turismo do Algarve, entre Abril de 1999 e Janeiro de 2014. É licenciada em Geografia, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e mestre em Administração e Desenvolvimento Regional, pela Faculdade de Economia da Universidade do Algarve.
Maria Luísa Francisco (www.genuine-algarve.com) é vice-directora da Revista Nova Águia - Revista de Ensaio, Cultura e Poesia - Revista que pertence ao Movimento Internacional Lusófono (MIL) do qual é coordenadora regional. Coordenou um projecto de empreendedorismo no meio rural e sempre valorizou os produtos autóctones do Algarve, aliás região onde nasceu e onde dinamiza actividades culturais e de valorização do património cultural material e imaterial. Após o projecto que coordenou criou, com o apoio da Universidade do Algarve, onde leccionou, uma empresa de eventos e experiências. A Genuine Algarve dinamiza actividades de valorização dos produtos do Algarve, em que os participantes têm contacto directo com a população idosa e conhecem o Algarve interior através da participação em actividades que guardam saberes ancestrais. Vive em Tavira, cidade representativa da Dieta Mediterrânica, onde faz visitas guiadas e organiza eventos valorizando a alfarroba, amêndoa, figo tal como as tradições desta região.