Mangeuses - Histoires de celles qui dévorent, savourent ou se privent à l’excès
“Mangeuses - Histoires de celles qui dévorent, savourent ou se privent à l’excès” (Comedoras - Histórias daquelas que devoram, saboreiam ou se privem ao extremo) é uma obra de Lauren Malka da Editora Pérégrines
Frequentemente associamos os distúrbios alimentares das mulheres à intensificação do ditame da dieta na década de 1970, mas esse fenômeno, incentivado pela indústria capitalista, é muito mais antigo. Como os movimentos feministas contemporâneos lidam com a relação entre a comida e o corpo? Ao mergulhar na história e na literatura e dar voz a mulheres comedoras de todas as esferas da vida, este relato-investigação incorporado tenta responder a essas perguntas e oferece algumas migalhas de esperança em um mundo de famintos.
Apresentação
Juliana T. Grazini dos Santos - Doutora. em Informação e comunicação pela Universidade de Paris VII (Denis Diderot), Diretora da Verakis Food Academy e Presidente da Fundação Verakis, trabalha com mediação das ciências dos alimentos, da alimentação e da nutrição há mais de 3 décadas.