Inovação
15
.
03
.
2023

Smart Tags : rótulos inteligentes na indústria alimentar

Os consumidores precisam de mais informações nos rótulos dos produtos. Projeto "Smart Tags" visa aumentar a transparência usando rótulos inteligentes.

Os consumidores estão descobrindo que existe uma lacuna entre o nível de informação que desejam para tomar decisões de compra e o que é exibido atualmente nos rótulos das embalagens.

Muitas vezes, eles estão interessados ​​nos ingredientes utilizados, na sustentabilidade do produto, na autenticidade, no transporte, no prazo de validade, na reciclabilidade da embalagem.

Da mesma forma, observam dificuldade na interpretação das informações nutricionais devido ao uso de conceitos vagos sem respaldo científico.

Atualmente, os rótulos são focados principalmente na identificação de itens no nível do produto com base em mecanismos de identificação, como códigos de barras e etiquetas eletrônicas, mas a tecnologia também pode fornecer aos consumidores aplicativos que incluem informações dinâmicas relacionadas ao contexto do produto.

No âmbito da indústria alimentar, está a ser desenvolvido o projeto “Smart Tags” que pretende aumentar a confiança dos consumidores através da utilização de rótulos inteligentes com funcionalidade e troca de informação sobre a cadeia de valor do produto durante o seu ciclo de vida.

O consórcio do projeto é coordenado pelo Centro de Pesquisa Técnica VTT da Finlândia e envolve pesquisadores, a indústria de alimentos e desenvolvedores de tecnologia.

Vários conceitos de serviço selecionados (19) serão pré-testados no projeto durante o período piloto. Etiquetas inteligentes apropriadas serão impressas para cada conceito e o uso de cada um será avaliado. O projeto comunicará as possibilidades tecnológicas de aumentar a transparência na indústria de alimentos e a participação e confiança dos consumidores.

Muitos consumidores hoje têm smartphones com acesso à tecnologia de leitura de código, mas não o acessam regularmente porque não obtêm valor suficiente com o uso dos códigos.

Esse projeto também facilitará aos consumidores e partes interessadas a criação de uma conexão interativa. A ideia é que os consumidores possam fornecer feedback, fazer perguntas e co-desenvolver produtos e serviços. Isso poderia fornecer ao setor uma melhor compreensão das necessidades e preferências dos clientes, levando a um desenvolvimento e marketing de produtos mais direcionados.

As etiquetas inteligentes podem:

  • Ser um marcador visível ou eletrônico com recursos de detecção ambiental, como tinta funcional, sensores ou indicadores, combinados com inteligência de software.
  • Ser um código de barras simples que pode ser lido por telefone celular, permitindo que o consumidor acesse mais informações relevantes e em tempo real e comunicar com os produtores.
  • Ser um indicador com uma mudança de cor visível, quando as condições ambientais mudam.

Imagem: LubosHouska