“Capitu vem para o jantar” de Denise Godinho
Denise Godinho é jornalista, apaixonada por literatura e acredita que os livros são um convite para conhecer novas pessoas, novas culturas, momentos históricos e contextos sociais diferentes daquele que vivemos. Os livros também podem esconder receitas deliciosas que muitas vezes estão ali para mais do que apenas alimentar um personagem.
“O projeto nasceu enquanto eu relia o livro “Dom Casmurro”, de Machado de Assis. Na ocasião, me deparei com a menção da cocada que alimenta Capitu e Bentinho e me lembro de ter ficado com muita vontade de comer o doce. Por isso, improvisei um beijinho com o que tinha no armário. E essa coisa de comer o doce lendo sobre o doce me trouxe vários questionamentos.
Será que Machado de Assis gostava de cocadas? Além disso, será que enquanto escrevia aquele determinado trecho, Machado de Assis se esbaldava com uma cocada? Estas curiosidades me trouxeram até aqui.
Eu pensei: por que não finalmente aprender a cozinhar inspirada pelos meus livros favoritos? Porém, fui ainda mais longe: comecei a investigar as comidas citadas em obras literárias para te explicar que comida é história, comida traz contextos históricos, culturais e sociais que deixam a leitura muito mais completa.”