03
.
06
.
2023

"Agonia da Fome" de Maria do Carmo Freitas

Maria do Carmo Freitas discute a complexidade e impacto da fome no Brasil em seu livro 'Agonia da fome', explorando aspectos históricos, políticos, ambientais e econômicos, além de perspectivas etnográficas.


Se podemos apontar um mal que assombrou e assombra os brasileiros, um mal que abrange os âmbitos histórico, político, ambiental e econômico, é a fome.

A fome, esta que deixa a sua vítima em um estado de vulnerabilidade. Esta que agride principalmente aqueles que menos têm amparo social.

Nesta conversa importante, Maria do Carmo Freitas, que já deu aula na Universidade Federal da Bahia e hoje faz pesquisa na área de Segurança Alimentar e Nutricional, apresenta seu livro “Agonia da fome” e aponta o deprimente cenário atual do país: mais da metade da nossa população convive com a insegurança alimentar em algum grau.

Maria do Carmo investigou a fome pela lente da etnografia, ou seja, olhando as pessoas que sofrem com a fome por um olhar mais profundo de comportamentos, crenças e costumes. Ela fala dessa pessoa como alguém que não sente a fome só como um vazio no estômago, mas também na fraqueza do corpo e do espírito.

Nessa busca, compreendem-se os significados e os valores simbólicos da fome.

O que podemos refletir sobre a fome?

Entendemos que a fome, além de um número entristecedor em um grande mapa, ela também é espelhada nas vidas de quem sofre com ela. A forma como as pessoas que sofrem de fome pensam, como lidam com essa injustiça, e de que jeito a fome as impacta, pode-se entender melhor com o livro “A Agonia da Fome”

Sobre a autora:

Maria do Carmos Freitas, Graduada em Nutrição pela Universidade Federal da Bahia, Mestre em Saúde Pública pela Escuela de Salud Pública de México, Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia, Pós Doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública – ENSP, RJ. Professora aposentada da Universidade Federal da Bahia, onde ensinava e orientava no programa de Mestrado em Saúde, Ambiente e Trabalho (SAT) da Faculdade de Medicina e no Mestrado de Alimentos, Nutrição e Saúde da Escola de Nutrição, ambos na UFBA. Tem experiência na área de alimentação e cultura, alimentação e cotidiano, etnografia, ambiente e segurança alimentar. Atuou no Centro Colaborador de Alimentação Escolar (CECANE – UFBA) fazendo pesquisas e extensão sobre a alimentação escolar nos Estados de Bahia e Sergipe. Também pesquisa sobre saberes e práticas alimentares para a compreensão da fome crônica e Segurança Alimentar e Nutricional.

Faça a sua inscrição
Arquivo Papo à Mesa
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Proin at est volutpat, iaculis nunc eget, consequat augue. Suspendisse at ligula metus. Donec luctus efficitur massa non dapibus. Interdum et malesuada fames ac ante ipsum.