Agricultura
22
.
02
.
2023

Agricultura e Alimentação: produção orgânica versus tradicional

Estudo de 40 anos da Fundação Rodale conclui que a agricultura orgânica apresenta resultados igual ou superiores à tradicional, especialmente durante secas.

O relatório “Farming System Trial 40-Year Report” (FST) da Fundação Rodale reúne os resultados de 40 anos de estudo referentes a ensaios de sistemas agrícolas, concluindo que os resultados da agricultura orgânica são iguais, no mínimo, aos da agricultura tradicional.

O ensaio foi lançado em 1981, com o objetivo de abordar os fatores que dificultam a adoção da agricultura orgânica pelos produtores. Desde a sua criação, eles aplicaram técnicas de campo reais e análises científicas para abordar os impactos dos sistemas de agricultura orgânica e convencional. Com 40 anos de pesquisa, pode-se dizer que constitui o mais consistente estudo de agricultura orgânica realizado.

O FST comparou três sistemas agrícolas básicos; um sistema convencional baseado em produtos químicos, um sistema orgânico baseado em leguminosas e um sistema orgânico baseado em esterco composto de gado. Cada sistema tem como foco a produção de milho e soja.

Além de demonstrar que os sistemas orgânicos de produção alcançam rendimentos em lavouras comerciais iguais ou superiores aos sistemas convencionais, os resultados do relatório mostram que, em condições climáticas extremas, como a seca, os sistemas orgânicos mantiveram suas produtividades estáveis, enquanto os convencionais os diminuíram.

O milho cultivado organicamente teve rendimentos superiores a 31% em comparação com o cultivo convencional em anos secos. Em relação à infiltração de água, esta foi significativamente mais rápida nos sistemas de manejo ecológico em relação aos convencionais no longo prazo.

Nos sistemas orgânicos, as entradas de carbono no solo foram mais diversas, resultando em biomassa microbiana significativamente maior do que nos sistemas convencionais. Ao longo do tempo, maior biomassa se traduziu em maior matéria orgânica do solo.

Em relação à saúde do solo, aumentou ao longo do tempo em sistemas orgânicos, uma vez que estes aumentaram significativamente a biomassa, a diversidade e a atividade microbiana, enquanto a compactação do solo diminuiu.

Essa melhor qualidade permite que o solo absorva mais chuva durante os períodos de inundação e retenha a umidade por mais tempo durante as secas.

Imagem: ulleo