“A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 2021 o Ano Internacional das Frutas e Legumes: oportunidade de aumentar a conscientização sobre seu importante papel na nutrição humana, segurança alimentar e saúde, bem como na realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.”
Na mensagem de lançamento do “Ano Internacional das Frutas e Legumes”, o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, sublinhou que “as frutas e vegetais são a base de uma alimentação saudável e variada”. “Eles fornecem nutrientes abundantes ao corpo, fortalecem o sistema imunológico e ajudam a reduzir o risco de doenças. E, no entanto, apesar desses enormes benefícios, não recebemos o suficiente ”.
Frutas e vegetais, definidos como as partes comestíveis de plantas (por exemplo, estruturas portadoras de sementes, flores, botões, folhas, caules, brotos e raízes), cultivadas ou colhidas como são silvestres, em seu estado bruto ou minimamente formulário processado, são os alimentos homenageados, estudados e incentivados para o consumo e produção sustentável, pela ONU em 2021.
Para a ONU comer frutas e vegetais pode ajudar a reduzir os fatores de risco associados a doenças não transmissíveis, como sobrepeso e obesidade, inflamação crônica, pressão alta e colesterol alto.
“Ao proclamar 2021 o Ano Internacional das Frutas e Legumes, pretendemos olhar mais de perto um setor crítico e apelar a uma abordagem holística da produção e do consumo que beneficie a saúde humana e o ambiente», reiterou António Guterres.
A FAO publicou o “Frutas e vegetais – seus fundamentos dietéticos” (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura – Roma, 2020) para apoiar o “Ano Internacional de Frutas e vegetais, 2021”, onde o tema é abordado nos capítulos intitulados:
- Frutas e verduras : essenciais para nossa saúde
- Bom para você: saúde e benefícios nutricionais
- Produzindo verde : produção sustentável
- Mercados e cadeia de valor : respostas ao consumidor consciente
- Nada a perder: qualidade, segurança, perda e desperdício
- Alimento para pensar : alternativas para ações