12
.
04
.
2021

Confiança na origem das frutas, legumes e verduras

Estudo indica que a confiança dos franceses em frutas e vegetais frescos é alta, mas a preocupação com possíveis contaminações persiste.

O estudo realizado pelo instituto de pesquisa CSA e financiado pela FranceAgriMer e Interfel, o “7º barómetro da confiança nas frutas e vegetais frescos”, aponta que no final do atípico ano de 2020, a confiança dos franceses nas frutas e vegetais frescos continua muito forte.

Noventa e três por cento dos entrevistados afirmam confiar em vegetais e 92% em frutas.

Contudo, 4 em cada 10 franceses dizem temer uma possível contaminação ao tocar em frutas e vegetais frescos, e 5% se dizem muito preocupados.

Além disso, 9 em cada 10 entrevistados dizem que preferem frutas e vegetais frescos da França desde o início da crise de saúde para apoiar os produtores franceses.

Pelo segundo ano consecutivo, os tratamentos químicos suscitaram menos preocupações, talvez pelo fato das saúde, as notícias em torno de frutas e hortaliças serem menos marcantes, no contexto de crise sanitaria. Apenas 14% dos franceses – ante 24% em 2019 – voltam espontaneamente a esse tema quando questionados sobre eventos ou notícias sobre frutas e vegetais que recordam há um ano.

No entanto, o medo em relação aos resíduos de pesticidas permanece no nível do ano passado (43% dos entrevistados estão muito preocupados).

Pelo terceiro ano consecutivo, mais de um terço dos franceses (36%) citam espontaneamente a origem dos produtos como motivo de sua confiança na categoria. Este critério está assim em primeiro lugar desde 2018. A origem dos produtos continua a ser o primeiro critério de escolha na compra de frutas e vegetais frescos, ao mesmo nível da sazonalidade.

Finalmente, a satisfação dos franceses em relação à rastreabilidade e procedência aumentou nos últimos 2 anos: 69% estão satisfeitos, contra 60% em 2019 e 53% em 2018.

Etiquetas e logotipos também sempre tranquilizam os franceses. Alguns deles também se beneficiam de uma visibilidade melhor do que em 2019. É o caso do logotipo da Vergers Ecoresponsables, que já foi visto por mais de 1 em cada 2 franceses (54%), ou seja, + 8 pontos de notoriedade em 1 ano. Menos conhecido do público em geral, o logotipo HVE também viu sua notoriedade aumentar em 6 pontos: 22% dos franceses já viram este logotipo.

Em 2020 os franceses se sentiram mais informados sobre a categoria do que antes. A proporção de entrevistados que indicam que se sentem bem informados aumentou, assim, de 52% em 2019 para 62% em 2020.

Embora os franceses pareçam ter favorecido as lojas e varejistas locais durante os períodos de confinamento, os verdureiros e lojistas locais subiram este ano para o 2º lugar no ranking de jogadores de confiança (enquanto no ano passado ocupavam o 3º lugar). Também entre os cinco primeiros, os agricultores estão progredindo pelo segundo ano consecutivo: 70% dos entrevistados confiam neles contra 65% em 2019 e 59% em 2018.

Fonte: csa-pour-interfel-et-france-agrimer-synthese-barometre-fl-2020-vf

Imagem: Infographie du baromètre de confiance des fruits et légumes