09
.
07
.
2021

Gastronomia e popularização científica

Parceria Senac e Fundação Verakis fomenta ciência na gastronomia; alunos orientados por Dra. Juliana Grazini.

Fruto da perceria com o Senac -Campos do Jordão para popularização da ciência, no primeiro semestre de 2021 foi firmada parceria entre a matéria Estudos Contemporâneos de Gastronomia e a Fundação Verakis, com colaboração da Profa Paula de Oliveira Feliciano.

A partir dos trabalhos finais desse componente curricular do quarto período do curso de Tecnologia em Gastronomia do Centro Universitário Senac Campos do Jordão – Senac São Paulo , alunos e alunas puderam receber orientação personalizada da Dra Juliana Grazini dos Santos, doutora em Informação e Comunicação/Jornalismo Científico/Popularização Científica pela Universidade de Paris 7 (Denis -Diderot).

A proposta visa o aprendizado na prática sobre escrita profissional, popularização e difusão das ciências dos alimentos e da alimentação e comunicação na mídia digital blog.

No final da primeira edição do projeto perguntamos aos participantes se eles ficaram satisfeitos com o aprendizado obtido, e o que mudou para eles com a experiência.

Eis as respostas:

“Fiquei muito satisfeita, aprendi muito com essa experiência tanto sobre o assunto que abordei, como também sobre a importância da popularização científica.”

“Me fez aprender sobre escrita e popularização científica.”

“Sim, aprendi a pensar em como abordar o assunto de maneira mais simples sem perder sua profundidade.”

“Muitíssimo, tive suporte durante o processo, o que facilitou a execução e compreensão. Agora entendi como é desenvolvida a escrita profissional e científica desse tipo de texto, os pontos relevantes em geral e além de tudo isso, o mais importante pra mim, o que mais mudou, foi poder pesquisar de maneira aprofundada sobre o tema da minha redação, redigi-la e compreender tudo envolta do assunto, refletindo e discutindo. Foi um aprendizado pessoal interno muito grande.”

“Fiquei muito satisfeito, acredito que vários pontos que foram ressaltados pela professora me fizeram olhar para os argumentos do texto de outra forma.”

“Muito! Pude aprender e aplicar minha escrita em outras atividades, com uma outra linguagem e disseminar conhecimento para as pessoas.”

“Com certeza! É uma oportunidade de aprender a passar um conhecido mais específico mas que não seja para pares.”

“Sim, foi gratificante ver que o trabalho pode ser adequado a várias plataformas para disseminar informação a todo tipo de leitor, dentro e fora da academia.”

“Sim, foi muito gratificante poder ter o trabalho desenvolvido em curso acadêmico sendo repercutido em diferentes locais. A experiência mudou a minha forma de ver a pesquisa acadêmica não só dentro das faculdades, mas também fora dos espaços acadêmicos.”

“Fiquei sim. Essa é uma porta e uma abertura para escrevermos outros artigos e ver que podemos chegar aonde quisermos. Basta estudar sempre mais e mais e correr atrás.”

No segundo semestre de 2021 reembarcaremos nessa aventura com novos alunos.

Veja o resultado da primeira edição e fique atento para os novos textos:

O desperdício de alimentos no Brasil | Verakis

Os alimentos “fake saudáveis” enganam o consumidor | Verakis

Cocriação de valor de café especial | Verakis

Turismo gastronômico : cultura, comércio e sociedade. | Verakis

Setor da alimentação : lidando com a pandemia | Verakis

Colcha de retalhos da doçaria brasileira | Verakis

SEM ABELHAS, SEM VIDA! | Verakis

Desertos alimentares e insegurança alimentar | Verakis

Comida e religiosidade

Imagem: katjasv