Envolvida com a criação de um Selo de Responsabilidade Social das Empresas (RSE) do setor atacadista de bebidas, desde 2005, a Federação Nacional de Bebidas da França (FNB) publica o primeiro relatório sobre o engajamento em torno da Responsabilidade Social Corporativa (RSC ou CSR em inglês)) dos distribuidores atacadistas de bebidas.
Com base em números importantes e depoimentos de empresas conceituadas, o relatório reflete o comprometimento de todo setor, e convida os gestores a se envolverem ativamente no processo. E numa lógica de progresso, anuncia os caminhos para o desenvolvimento do sistema de referência.
Além das 8 empresas pioneiras que iniciaram o processo em 2015, hoje são certificadas mais de 50 empresas ou grupos. Essa dinâmica confirma o comprometimento do setor.
“A federação tem demonstrado a sua ambição ao definir, em 2015, um conjunto de requisitos inspirados na norma ISO 26000, verificados anualmente por uma entidade externa. Agora estamos muito orgulhosos de ter mais de um terço dos sites membros rotulados. Seus líderes compartilham um desejo comum que consiste em desenvolver suas atividades em uma estrutura sustentável, respeitosa do meio ambiente e das pessoas”, especifica Jean-Jacques Mespoulet, presidente da FNB.
O selo foi concebido como uma verdadeira ferramenta de apoio para as empresas que desejam se engajar em um processo de progresso contínuo. Permite identificar as ações a serem implementadas e os ganhos a serem obtidos.
A evolução verificada de ano para ano, através do sistema de notação implementado, é disso testemunho. Assim, 79% dos rotulados assumiram compromissos adicionais com os requisitos do rótulo. 93% dos detentores de etiquetas observaram um aumento no número de clientes que optaram pelo serviço de recuperação de embalagens de vidro descartáveis.
A marca evoluiu regularmente e agora deve se tornar uma verdadeira vitrine para empresas comprometidas.
Atendendo às expectativas manifestadas pelos vários stakeholders durante a grande consulta organizada durante o primeiro semestre de 2022, e às novas exigências legislativas e societárias, a FNB lançou, no passado mês de setembro, uma vasta transformação da sua insígnia.
Durante 2023, uma nova versão será apresentada. Estruturado em 5 fortes compromissos, o novo padrão apresentará um maior nível de exigência e será acompanhado pela criação de uma nova plataforma de marca, visando dar mais clareza à atuação e aos compromissos da profissão.
Fontes: Federação Nacional de Bebidas da França (FNB)
Imagem: Site da FBN – França