O selo francês que fortalece a confiança entre produtores e consumidores, o “Agri Confiance” leva em consideração toda a cadeia produtiva. Práticas agrícolas, coleta, processamento, embalagem, armazenamento, remessa, cada etapa atende aos requisitos.
O intuito é que o consumidor saiba onde vem o alimento que compra, quem o produziu e como, sabendo a origem e ciclos de transformação.
No modelo de cooperativa agrícola comprometido: “Agri Confiance” reúne vários setores de produção agrícola, vegetal e animal.
Nos últimos dois anos, o selo cooperativo Agri Confiance foi objeto de um grande projeto de revitalização.
O novo modelo é baseado em quatro pilares:
- Qualidade garantida (origem francesa, rastreabilidade de segurança controlada, transparência de práticas),
- Apoio aos agricultores e territórios (modelo cooperativo, compromisso social),
- Preservação do meio ambiente (redução de insumos, preservação do solo e da água …),
- Bem estar animal.
Se o primeiro pilar é essencial nos três níveis de certificação, o selo pretende ser progressivo para os demais. A logomarca pode ser utilizada a partir do nível 2 (Cooperativa comprometida). O nível 3 (cooperativa responsável) é o único selo equivalente ao HVE nível 2 e ISO 26000.
Hoje, frutas e legumes representam apenas 7 a 8% da oferta de produtos da “Agri Confiance” (850 empresas, 7 cooperativas em 50) na França.
Agri Confiance reúne 35 cooperativas e 20.000 agricultores na França. “Cinco a 10 cooperativas devem aderir ao selo”, segundo Philippe Sommer, diretor da Agri Confiance. 20 milhões de unidades de venda ao consumidor foram comercializadas este ano pelo rótulo usado por 200 produtos, incluindo 168 vinhos.
Fonte: https://www.reussir.fr/fruits-legumes/agri-confiance-passer-d-un-label-technique-a-un-label-commercial
Imagem: Agro confiance – https://www.agriconfiance.coop/