O programa de Visitas Técnicas "Segurança Alimentar na Europa" visa inspirar e promover a criatividade de gestores sociais do setor público, privado e terceiro setor na área de segurança alimentar.
Realizado em Paris, o programa é totalmente prático, com 100% da carga horária dedicada a visitas técnicas. Os participantes têm a oportunidade de conhecer de perto as estratégias implementadas em restaurantes sociais, bancos de alimentos, serviços de alimentação, serviços penitenciários, supermercados sociais e empresas de gestão de doações de alimentos.
O programa proporciona uma visão abrangente de como diferentes setores se unem para promover a segurança alimentar e garantir o direito à alimentação em grupos sociais diversos.
O direito à alimentação é um dos direitos humanos reconhecidos pelo direito internacional, consagrado na Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948. O direito à alimentação adequada realiza-se quando cada homem, toda mulher e toda criança, sozinha ou em comunidade com outros, tem acesso físico e econômico a tudo tempo para comida suficiente ou os meios para adquirir.
Certos grupos populacionais ou certas pessoas se deparam com obstáculos particulares na realização do seu direito à alimentação. Essas barreiras podem estar relacionadas a fatores biológicos ou fatores socioeconômicos, discriminação ou estigmatização, ou novamente, em geral, a uma combinação desses fatores. O direito de alimentação e os princípios de igualdade e não discriminação implicam atenção especial seja dada às diferentes categorias de indivíduos e grupos populacionais dentro da sociedade, em particular aos que se encontram em situação de vulnerabilidade.
Tendo a França um papel protagonista no estabelecimento do direito à alimentação e segurança alimentar, bem com a U.E, esse programa de visitas técnicas mostra como são pensadas e praticadas as estratégias e programas de alimentação para grupos sociais específicos na França. E como se articulam: Estado, Sociedade Civil, Setor Privado e Terceiro Setor para promover a Segurança Alimentar e assegurar o direito à alimentação.
O objetivo desta formação é inspirar e incentivar a criatividade de gestores sociais do setor público e do terceiro setor com discussões e visitas técnicas para o desenvolvimento de projetos e estratégias de segurança alimentar de diversos públicos.
A formação destina-se a profissionais dos setores público, privado e terceiro setor, envolvidos, engajados e preocupados com a segurança alimentar de grupos sociais diversos..
A formação é presencial, realizada em Paris e arredores (França). É um programa prático e aplicado com 100% da carga horária de visitas técnicas.
As visitas são realizadas com o acompanhamento de profissionais especialistas franceses. As apresentações são em francês com tradução para o português. Pode haver tradução consecutiva para o inglês.
Horários: Das 9h às 18h - Domingo a sábado
Desafios contemporâneos da Segurança Alimentar e Nutricional;
Visitas Técnicas
Sim, pode haver. Estas situações são analisadas individualmente mediante contato com a equipe de gestão da Verakis Food Academy.
Os locais de visitas fazem parte da curadoria Verakis Food Academy que se baseia na pertinência do local conforme o tema da visita, da qualidade do serviço prestado e do perfil dos inscritos/alunos (por vezes demanda do inscrito). Em cada edição os locais são revistos conforme os critérios supracitados.
Cada aluno inscrito/participante é responsável pela sua viagem, entradas e saídas dos países, vistos e/ou permissões, documentos necessários, vacinas, dentre outros. A Verakis orienta quanto aos documentos necessários e emite um comprovante de inscrição para ajudar na hora da imigração.
A matrícula em algum curso não garante obrigatoriamente a entrada num país. Todos os documentos devem estar conforme às solicitações de permissão de entrada em cada país sendo esta parte de total responsabilidade do inscrito.
O valor do curso é indicado em euros e deve ser pago à Verakis Food Academy nesta moeda. Todavia, o inscrito/aluno/participante efetua o pagamento na sua moeda local, tendo em conta o câmbio da data de pagamento, e a plataforma ou banco responsável pela transferência internacional faz o câmbio para o euro. Atualmente existem plataformas de transferência internacional práticas, rápidas e seguras.
O pagamento dos cursos pode ser à vista ou parcelado (conforme acordado com a Verakis Food Academy), por meio de transferência internacional.
Para o pagamento de todos os cursos o inscrito recebe uma fatura ou boleto para pagamento que deverá ser realizado por meio de transferência internacional. Somente os cursos online podem ser pagos por cartão de crédito ou plataforma de pagamento.
A equipe da Verakis organiza os transportes necessários para as visitas técnicas, a partir dos pontos de encontro pré definidos em cada cidade do país onde acontecem. O transporte para os países e cidade principal do curso ou jornada de visitas técnicas é de responsabilidade do inscrito. O transporte para passeios extras também é de responsabilidade do inscrito.
A Verakis Food Academy não se encarrega de traslado entre aeroporto e alojamento/hotel dos inscritos.
Os cursos são ministrados na língua do país local. Em todos os cursos nossos tutores fazem a tradução ou podem acompanhar os alunos somente para assegurar-lhes de que estão entendendo e se comunicando adequadamente para o melhor aproveitamento dos cursos. Nos cursos online, dependendo do idioma principal do curso, por haver tradução simultânea, e/ou legenda dos vídeos. Estas informações são disponibilizadas na secção Sobre o Curso em nosso website
O valor do Curso, Especialização, Visita Técnica e Missão Técnica inclui as horas de formação, tutoria, traduções (quando necessário), material de apoio, transporte para as visitas técnicas, taxas administrativas, certificados e orientações pré curso.
O almoço das jornadas de visita técnica estão incluídos no valor do curso. As demais refeições são de responsabilidade do inscrito/participante/aluno
O valor da estadia, passeios turísticos, traslados e passagens aéreas não estão incluídos nos valores do curso são de responsabilidade do aluno. A Verakis Food Academy não indica e nem negocia estadia e serviços relacionados.
Cada aluno/inscrito/participante pode se hospedar onde quiser, onde lhe for mais cômodo e conveniente. O mais importante é estar perto de transporte público para chegar fácil e rapidamente nos pontos de encontro. Como para cada programa o ponto de encontro é diferente, pergunte à Equipe Verakis antes de reservar sua estadia. Ou para se organizar caso fique na casa de algum conhecido.
Você pode contatar a Equipe Verakis por email, Whatsapp, ou telefone. Conforme a sua demanda você será direcionado para a pessoa mais indicada para atendê-lo(a).
Os contatos são:
Para se inscrever você deve
1. solicitar o formulário de inscrição do curso pretendido via email (verakis@verakis.com)
2. preencher corretamente o formulário do curso pretendido
3. reenviar o formulário preenchido juntamente com os documentos solicitados para o email verakis@verakis.com
Uma vez que o formulário esteja corretamente preenchido e com a documentação correta em posse da Verakis Food Academy, o seu contrato de matrícula é redigido e lhe é enviado (4).
Com o contrato em mãos você deve ler com bastante atenção e (5) enviar assinado para a Verakis (via email).
Em seguida você receberá a fatura ou boleto para pagamento (6). Assim que o pagamento for identificado pela Verakis Food Academy sua inscrição é efetivada e confirmada.
Importante: No caso de pagamento parcelado, na falha de uma mais parcelas a sua inscrição é reservada e volta a ser efetiva quando do pagamento integral do curso.