Se você nunca foi à Bahia, então vá! Lá tem cacau!
Se você nunca foi ao “Salon du chocolat” em Paris, então vá! Lá tem chocolate. Lá tem chocolate, vestidos em chocolate, escultura em chocolate, gente que faz chocolate, conferência sobre o mundo do chocolate, aula sobre chocolate, utensílios para quem faz chocolate, literatura sobre chocolate e como em toda feira especializada, muita inspiração para o olhar dos curiosos.
O “Salon du chocolat” acontece desde 1995, em Paris, atualmente em Lyon e outros países. Ele foi idealizado por Sylvie Douce, diretora de uma agência de eventos, e François Jeantet, arquiteto e crítico gastronômico. Desde então já se foram mais de 235 salões pelo mundo afora.
O salão é mais voltado ao grande público, mas não deixa de ser uma passagem obrigatória para se ver um condensado de inovações já no mercado, e se banhar no mundo de inspirações.
O chocolate bean to bar, as questões sociais da produção de cacau e chocolate, a importância da produção sustentável de cacau, a valorização dos países produtores de cacau, tendências de técnicas, sabores, formatos e formas de chocolate, embalagens e um pouco mais se vê nesse salão.
Por aqui segue o “Top 15” da Verakis e da Ara Cacao, parceira da Verakis na Missão Técnica: Chocolate.
- As esculturas de chocolate;
- A “ Cristalline de cacao” de François Daubinet
- A “chocóloga” ;
- O champagne de chocolate;
- As embalagens das trufas portuguesas com vinho do Porto “VINTE VINTE”
- “Les baisers” (o beijos) de “Karen Chocolat”;
- As especiarias para os chocolates;
- A cerveja de chocolate;
- Le pompom, especialidades em chocolates que brincam com a identidade dos bonés dos marinheiros franceses e o característico pompom vermelho;
- Le gatô
- O chiquérrimos “Alléno & Rivoire”, Joseph, Pariés, Vincent Guerlais, Guillaume Bichet,
- O grand cru “Hasnaâ”
- Os coloridíssimos “Janice Wong”
- Hugo & Victor cujo chocolatier, Victor, casado com uma brasileira, brinca com o nome de Victor Hugo (renomado escritor francês) e apresenta suas coleções de bombons de chocolate em caixas imitando livros, e identidade visual da marca é parecidíssima com a da marca brasileira de bolsas “Victor Hugo”;
- E por fim a marca “Bostani” que talvez tenha dificuldade de entrar no mercado brasileiro por causa do próprio nome.
Se você quiser viver a experiência do salão e muito mais, esperamos os especialistas, empresários e amadores de chocolate e cacau para uma semana de encontros, visitas técnicas, aulas, ateliês e a visita no Salon du Chocolat em Paris.
A Verakis Food Academy também pode fornecer relatórios especializados sobre o evento.
Imagem: Bozhena Melnyk