Lançado em 2021 pela Autoridade Reguladora de Publicidade Profissional da França (ARPP), o Certificado de Influência Responsável destina-se aos criadores de conteúdo.
O certificado permite ao influenciador:
- proteger seu público;
- se diferenciar das marcas;
- para preservar os valores do marketing de influenciadores ético e responsável.
O certificado permite-lhes dominar o enquadramento legal e ético das suas relações com as empresas, comunicar de forma autêntica com os seus públicos, diferenciar-se com as marcas e assim tornar-se mais profissional.
Com 280 criadores de conteúdo já certificados, o ARPP divulgou os resultados da edição de 2022 do seu Observatório de Influência Responsável, e revelou uma melhoria acentuada nas práticas de transparência face ao ano anterior.
Para obtenção do certificado o influencer ou criador de conteúdo deve:
- conhecer as principais regras éticas e legais;
- saber como ser transparente nas suas parcerias;
- que regras seguir quando se fala de ambiente, saúde, cosmética, produtos alimentares, jogos de azar…
- quais são os principais princípios éticos que regem o Marketing de Influência? (Lealdade, protecção das crianças, decência, dignidade…)
Mencionar claramente que a parceria é remunerada, utilizar argumentos ecológicos de forma justa, representar uma alimentação diversificada e equilibrada são alguns exemplos das práticas abrangidas pela obtenção do Certificado.
A Bel France é a primeira marca do setor agroalimentar francês que vai implementar gradualmente o certificado , a partir de 2023 para suas marcas emblemáticas como The Laughing Cow, Babybel ou Boursin, bem como agências ou plataformas.
Não é melhor construir do que simplesmente proibir e caçar bruxas?
Imagem: ARP