Relatório da European Foundation identifica tendências em Agritech e FoodTech para 2023 com foco em inteligência artificial, proteínas alternativas e sustentabilidade.
O Relatório “Tendências alimentares em Agritech e FoodTech em 2023”, elaborado pela European Foundation for Innovation and Technology Application e Minsait, identificou alguns desafios que já estão tomando o pulso do mercado mundial e que serão fundamentais para crescimento de uma indústria cada vez mais necessária.
O Relatório que analisa as tendências agroalimentares em Espanha e Portugal, foi elaborado no âmbito do Projeto HIBA, no âmbito do programa Interreg-POCTEP da União Europeia.
Este documento, que destaca a relevância da inovação na transformação da cadeia agroalimentar, destaca 10 macrotendências que se consolidarão nos próximos anos no setor:
- Novos sistemas de plataformas de precisão para Agricultura, Pecuária e Aquicultura. Com especial atenção à gestão e automatização de dados através da Inteligência Artificial (IA), que vai estourar no setor com força.
- Inteligência Artificial Aplicada. Seu crescimento é estimado em 30% em 2023. A IA é utilizada para melhorar a eficiência e sustentabilidade da produção agrícola e melhorar a segurança alimentar.
- Proteínas alternativas, derivadas de vegetais, insetos e frutos do mar; carne vegana e carne cultivada serão tendências. A produção de tecidos artificiais será uma tendência cada vez mais poderosa como forma de melhorar o meio ambiente.
- Biotecnologia (genética vegetal e melhoramento do DNA para combater doenças), Saúde e Bem-Estar Animal.
- Segurança alimentar e rastreabilidade. A necessidade de controlar processos desde a produção primária até o usuário, com a necessária transparência e segurança de dados será fundamental. As transações econômicas ajudarão na introdução do Blockchain e no pagamento em criptomoedas.
- Cultivos de interior e agricultura vertical. Cada vez mais vista e aliada à agricultura de precisão, será uma nova forma de tornar mais eficiente o uso da água e o controle dos alimentos, podendo colher entre 4 e 6 safras anuais por safra. O clima interno e o controle de pragas serão as chaves para este novo negócio e especialmente em 2023.
- Robótica e Inteligência Artificial aplicadas à agricultura. A robótica aliada à visão com inteligência artificial e câmeras espectrais na colheita de frutas e eliminação do trabalho mecânico será uma tendência cada vez mais emergente.
- Soluções para eliminar o desperdício de alimentos: aproximadamente 1,3 bilhão de toneladas de alimentos e 30% da eletricidade gerada para cultivá-los são desperdiçados a cada ano.
- Mercado de proximidade. Os mercados de proximidade, que conectam produtores locais com consumidores, estão ganhando popularidade e devem continuar a crescer em 2023.
- Soluções de Sustentabilidade. Soluções de sustentabilidade como a conversão de resíduos em combustível e adubos orgânicos vêm ganhando importância diante da preocupação com o meio ambiente.
Fonte: Smart Agrifood Summit
Imagem: Envato Elements: seventyfourimages