A certificação ambiental é uma abordagem voluntária, acessível a todos os setores, construída em torno de quatro temas ambientais: proteção da biodiversidade, estratégia fitossanitária, gerenciamento de fertilização, gerenciamento de recursos hídricos. Esta certificação é um reconhecimento real de seu compromisso e sua abordagem ao desenvolvimento sustentável na França.
A Comissão Nacional de Certificação Ambiental (CNCE), criada em 25 de outubro de 2011 para monitorar a implementação do dispositivo, é composto por representantes do Estado, sindicatos agrícolas, associações aprovadas para a proteção do meio ambiente, indústrias agroalimentares, e organizações de distribuição e consumo.
A certificação ambiental das propriedades agrícolas atende à necessidade claramente expressa no trabalho da “Grenelle[1] de l’environnement” de reconhecer propriedades agrícolas envolvidas em abordagens particularmente ecológicas.
As conclusões dos debates realizados durante o Grenelle de l’Environnement, de julho a outubro de 2007 e publicadas em 26 de outubro de 2007, estipulam que : “A certificação é uma maneira preferida de desenvolver produção e consumo sustentáveis. A certificação das propriedades agrícolas permite o reconhecimento das boas práticas ambientais e sanitárias dos agricultores no gerenciamento diário de suas explorações. É uma abordagem voluntária que atende às necessidades dos consumidores que procuram produtos seguros e de qualidade e às expectativas dos cidadãos que solicitam práticas ambientalmente amigáveis. Portanto, é proposto um sistema progressivo que comprometerá, até 2012, 50% das fazendas no caminho da certificação de “alto valor ambiental”. Os agricultores terão a oportunidade de entrar no processo através de avaliações temáticas (fitossanitárias, biodiversidade, energia …). Com base nessas análises, os planos de ação serão desenvolvidos com um consultor certificado para melhorar as práticas. A certificação de “alto valor ambiental” validará a consecução de todos os planos de ação.»
Na França, o Alto Valor Ambiental (HVE) é o mais alto dos três níveis de certificação ambiental de fazendas.
Fonte: Certification environnementale, mode d'emploi pour les exploitations
[1] O Fórum do Meio Ambiente de Grenelle (muitas vezes chamado de Fórum do Meio Ambiente de Grenelle) é uma série de reuniões políticas organizadas na França em setembro e dezembro de 2007, destinadas a tomar decisões de longo prazo sobre o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, em particular para restaurar o meio ambiente. biodiversidade através do estabelecimento de uma grade verde e azul e de esquemas regionais de coerência ecológica, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa e melhorando a eficiência energética. Iniciativa do Presidente da República, Nicolas Sarkozy, após os compromissos assumidos durante a campanha eleitoral de 2007, o Meio Ambiente de Grenelle foi liderado principalmente pelo Ministro da Ecologia, Jean-Louis Borloo.