Curso

Alimentação: Avanços e Controvérsias

De 29/03/2021 à 02/04/2021
Verakis online

A alimentação e todos os aspectos que envolvem a produção e consumo de alimentos, desde a publicação dos primeiros relatórios e alertas da OMS e FAO sobre o Estado Nutricional e a produção de alimentos no mundo, é abordada por uma multitude de profissionais, sobre diversos pontos de vista; é parte importante da agenda política de inúmeros países; é um tema midiático; além de continuar sendo um elemento importante do cenário político, social, econômico, mercadológico e social.

Considerando a “cacofonia” da alimentação, não somente do ponto de vista definido por Fischler (1993), é notório que cada especialista ou ator no âmbito da alimentação, aborde o tema segundo o seu ponto de vista e as controvérsias, quando expostas, acabam sendo limitadas.

Neste sentido, se se quer que a alimentação seja abordada de maneira interdisciplinar, que as informações que circulam no âmbito social sejam mais coerentes, que as ações de conscientização, educação, promoção da saúde, etc. que envolvem a alimentação, sejam lógicas, lúcidas e eficientes, as controvérsias devem ser discutidas sob vários pontos de vista.

A ideia de deste breve curso, é mostrar os diversos pontos de vista da alimentação e as controvérsias que surgem quando cada um deles se cruza, a fim de incentivar os atores e especialistas da área a tratarem do tema de forma efetivamente pluri e transdisciplinar. Afinal de contas, o comer para os que se encontram no final da cadeia (o consumidor/ o comedor/ o comensal…) é um ato único, permeado por vários fatores e que pode lhe causa prazer ou angústia.

Objetivo:

Apresentar a alimentação humana por várias perspectivas, buscando discutir sobre os novos paradigmas e desafios sociais relacionados à alimentação, hábitos alimentares, produção e consumo de alimentos, saúde pública, patrimônio, preservação ambiental, dentre outros.

Direção:

Profa Dra. Juliana T. Grazini dos Santos

Professora Dra. Cristina Larrea

Coordenação:

Profa. Dra. Maria Clara Prata Gaspar - Odela

Profa. Paula Feliciano – Verakis

Marta Ruiz  - Odela

MsC – Adriano Andreghetto - Verakis

 

Pré-requisito

Graduação em nível superior

Para quem:

Profissionais e pós- graduandos das áreas de alimentos, alimentação, antropologia, sociologia, economia, marketing, comunicação, nutrição, medicina, agronomia, engenharia de alimentos, entre outros.
Certificação: Verakis / Odela - Universidade de Barcelona

Diferenciais:

Corpo docente: Professores Odela e Verakis.

Conteúdo

  •  Diferentes perspectivas, significados e abordagens da alimentação humana
- Subsistência - Saude (Biologia) - Mercadologica (marketing, geopolitica, turismo) - Emocional - Cultural (religiao...)
  • Medicalização da alimentação: mitos e verdades
- Nutricionalização - Utopia alimentar - Reducionismo da alimentaçao e dos alimentos - Estigmatização/dogmatização dos alimentos e da alimentação -Discurso nutricional como construção sociocultural  
  • Patrimônio alimentar
- Certificações - Uso pelo turismo - Valorização dos produtores locais - Soberania alimentar  
  • Produção de alimentos
- Qualidade - Segurança sanitaria - Comprometimento com o meio ambiente e sociedade - Cadeia alimentar (des/valorização do setor primàrio, distribuição, acesso, preços) - Mercado financeiro/economia - Mão de obra do agro alimentar e do "food service"  
  • Políticas públicas
- Entre a fome e a saciedade - Entre a informação e a “cacofonia” - Entre objetivos socias e objetivos eleitoreiros - Entre a regulamentação e o “lobby”. - Entre mudanças no ambiente social e a responsabilização individual.
  • Debate: “Avanços e controvérsias científicas nas areas de alimentos, alimentação e nutrição”
Carga horária:
12 horas
Vagas:
Limitadas
Idioma(s):
Português, Espanhol e  Inglês
Fechar Interessado? Envie sua mensagem

Interessado? Envie sua mensagem: