Mediação Científica
A mediação científica é uma forma de mediação que reúne diversas práticas que visam conectar as pessoas – público, participantes – ao conhecimento científico (ou técnico).
O intuito é evitar a abordagem de cima para baixo e inequívoca, onde o conhecedor (geralmente um investigador) ensina ao leigo, substituída por práticas de diálogo entre ciência-sociedade.
A Verakis se dispõe a ser um intermediário no estabelecimento de ligações entre a sociedade e as instituições científicas e técnicas com vista a esclarecer o debate público.
A Verakis oferece projetos de mediação e popularização científica que abrangem diversos meios e modos de comunicação social.
Dentro do universo da comunicação, trabalha-se com a semântica e a semiótica, a tradução e a adaptação de conteúdos técnicos científicos, desde a escolha da sintaxe, palavras e cadência de textos, até o auxílio na escolha de ícones, signos, sinais, cores e formas que transmitem de forma mais adequada conteúdos técnicos adaptados para cada tipo de público.
Rubigoûts
Uma série de curtas-metragens que aborda a cacofonia da alimentação à qual o público em geral é constantemente submetido causando um fenômeno de “desinformação”. É também uma maneira de aproximar o público leigo, de especialistas,da ciência, da indústria e de vários atores do setor dos alimentos e alimentação para incentivá-los a buscar informações legítimas.
Direitos autorais do S.A.C.D. n ° 125461 e conceito protegido sob depósito de um envelope solo ao INPI.