26
.
05
.
2025
31
.
05
.
2025

Alimentação: Avanços e Controvérsias - Edição 2025

Os modismos alimentares refletem mudanças culturais, sociais e tecnológicas que afetam a relação das pessoas com a comida, abordando questões como sustentabilidade e ética social. O workshop "Avanços e Controvérsias" discutirá as implicações desses fenômenos, incluindo impactos na saúde, ambiente e sociedade. Especialistas irão compartilhar perspectivas críticas sobre as tendências alimentares, destacando os desafios e oportunidades para a indústria de alimentos a médio e longo prazo.

Nos últimos anos, os modismos alimentares têm ganhado cada vez mais atenção, mas é importante lembrar que esses fenômenos vão muito além das dietas da moda. Eles refletem mudanças culturais, sociais e tecnológicas que influenciam como as pessoas se relacionam com a comida. Essa relação, atualmente, vai muito além dos aspectos relacionados à saúde, eles dizem respeito à sustentabilidade, à soberania alimentar, à segurança alimentar, à ética social e corporativa, à valorização dos agricultores, ao respeito dos povos autóctones, dentre outros.   

Desde o alimento “funcional” ao local, até a adoção crescente de práticas de consumo consciente e ético, os modismos alimentares estão redefinindo não apenas hábitos de consumo, mas também os modelos de produção e distribuição de alimentos.

Nesse contexto, a 6a edição do “Avanços e controvérsias” abordará os aspectos que tangem os modismos alimentares contemporâneos proporcionando um espaço para o debate e reflexão sobre as diversas implicações dessas tendências, desde a saúde pública e os consequências físicos e emocionais nos indivíduos, até os impactos ambientais e sociais. 

O workshop busca oferecer uma abordagem mais profunda, explorando as questões filosóficas, sociais, econômicas e científicas envolvidas, além de analisar como os modismos alimentares impactam não apenas a saúde individual, mas também a indústria e o ambiente global. 

O objetivo é proporcionar uma visão crítica e abrangente do tema, compreensão do fenômeno, desafios e impactos a médio e longo prazo nas sociedades.

Especialistas, chefs, pesquisadores e empresários compartilharão seus pontos de vista, desafiando o status quo e estimulando o pensamento crítico e a visão complexa e sistêmica sobre o tema. Para quem está envolvido no setor alimentício, entender essas novas dinâmicas é fundamental para antecipar mudanças e identificar novas oportunidades de mercado. 

Sobre o Curso

A ideia deste workshop é mostrar os diversos pontos de vista da alimentação e as controvérsias que surgem quando cada um deles se cruza, a fim de incentivar os "atores" e especialistas da área a tratarem do tema de forma efetivamente pluri e transdisciplinar.

O workshop é composto por 5 sessões temáticas com 2 a 3 vídeos cada, e conta com apresentações de professores e profissionais franceses e latinoamericanos.

Formato:

  • O workshop é 100% online
  • As Apresentações Temáticas são disponibilizadas em formato de vídeos (e-learning),
  • As apresentações serão em francês e português, com legendas em português, quando necessário
  • Carga horária: 300h

Certificado europeu da Fundação Verakis (para alunos que concluírem 100% da carga horária)

Programa e Conteúdo

A Formação e Propagação dos Modismos Alimentares

  • A origem dos hábitos alimentares: do instinto à cultura
  • Psicologia do consumo: como criamos desejo e adesão às modas

A Ciência por Trás dos Modismos Alimentares: Benefícios, Mitos e Efeitos Colaterais

  • Do sagrado ao científico: como se direciona a sociedade
  • A alimentação como instrumento de pertencimento: ativismo, militantismo, cidadania

O Impacto dos Modismos na produção de alimentos

  • Da produção à prateleira: como os modismos alimentares estão transformando os sistemas de produção
  • Inovações tecnológicas e a alimentação do futuro: impactos e controvérsias

Modismos Alimentares no prato (Atores dos modismos)

  • A gastronomia como ator do modismo alimentar 
  • Outros atores dos modismos alimentares
  • Nem luxo nem lixo : do sagrado às marcas e do prazer à subsistência

Comportamento do consumidor e modismos alimentares

  • Antecipação de desejos ou respostas aos movimentos sociais
  • Autenticidade ou estímulo guiado

Debate: “Quem nasce antes:  a moda ou a oferta ? Quem cria a moda : a ciência ou a sociedade? Quem sofre as consequências : o setor ou  cidadão ?”

Direção e Coordenação

Direção

Juliana Grazini dos Santos
Diretora da Verakis

Coordenação

Paula Feliciano
Professora SENAC. Mestre em Culturas e Identidades Brasileiras pelo IEB/USP,