Consommateur
23
.
02
.
2023

A comida na boca do povo: a comunicação sobre alimentos para todos

Curso online de pós-graduação "A comida na boca do povo", oferecido pela Verakis Food Academy, foca na comunicação efetiva e responsável sobre alimentos e nutrição.

“..comunicar sobre alimentos e alimentação não é banal, nem imaginamos o que fazemos com o público leigo quando não escolhemos as cores certas, o desenho ou foto adequada, o texto auxiliador…”

“Transmitir conhecimentos, orientar ou alertar por internet não é simples e estamos cometendo erros. Erros estes, que a saúde pública “pagará” no futuro como estamos “pagando” agora as estratégias de estimulo da produção e do consumo de alimentos criados nos 40/50, depois da segunda guerra mundial.”

“… popularizar conhecimento não é encher o publico leigo de informações abstratas e incompreensíveis  falar difícil, com jargões…é também fazer sonhar…é divulgar cultura por meio da arte e da literatura.”

Estas são as constatações que motivaram a Dra. Juliana Grazini dos Santos, Nutricionista, Doutora em Informação e Comunicação/Jornalismo Cientifico pela Universidade de Paris 7 (Denis Diderot)  a desenvolver o curso de pós-graduação “A comida na boca do povo”, com certificação internacional Verakis Food Academy e apoio do Ladige, Laboratório de estudos e ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN).

O  “A comida na boca do povo”  ajuda aos que querem informar e comunicar pelas redes sociais, meios de comunicação digitais ou outros, e precisam saber de onde e como começar, e até onde e como chegar, sem cometer erros na escolha de identidade visual, linguagem, escolha de fotos, cenários  etc, de modo a facilitar a alimentação dos seus seguidores.

Muitas vezes profissionais técnicos contratam especialistas em informação e comunicação mas acabam tendo resultados insatisfatórios por não saberem o que querem informar, como querem informar, como podem informar, para que serve uma fotografia ou ilustração, quando usar um infográfico,  a importância de um logotipo, quando falar não para um designer, como orientar um jornalista para preencher uma fanpage ou um site empresarial, dentre outros diversos detalhes que são apresentados e explicados neste curso.

Este curso anual  “A comida na boca do povo” inicia-se em Fevereiro/Março. O curso é online com aulas ao vivo (síncronas) garantido interações com os professores. O corpo docente é formado por especialistas e estudiosos da comunicação, jornalistas, artistas plásticos, designers, sonoplasta, videasta, roteirista, fotografa e infografista.

A formação “A comida na boca do povo” é composta por 10 módulos de aprendizagem. No final dos 10 módulos os participantes saem com um projeto de comunicação construído com a supervisão de comunicadores e especialista em comunicação de alimentos.

  • Módulo 1 - A comida ponto com – reflexões sobre o contexto das informações sobre alimentos, alimentação e nutrição, e estratégia de comunicação digital.
  • Módulo 2 – A comida pelo olhar – identidade visual
  • Módulo 3 – A como pelas palavras – escrita digital
  • Módulo 4 – Signos e sinais da comida – semiótica, a importância dos signos e sinais que usamos
  • Módulo 5 – Escrita de popularização científica
  • Módulo 6 – Fontes de informação – que tipo, onde e como se informar para informar (fontes científicas, fontes de mercado)
  • Módulo 7 – A comida na foto – produção para fotografia de alimentos
  • Módulo 8 – A comida na infografia – pensar na organização de informações por meio de infográficos
  • Módulo 9 – A comida gravada – roteiro, vídeo e podcast
  • Modulo 10 – Food SketchEm cada módulo o participante vai evoluindo seu projeto com auxílio das tutorias mensais individualizadas, e trimestrais em grupo, até colocá-lo em prática.

O curso pretende conscientizar e preparar especialistas, pesquisadores, empreendedores e comunicadores das áreas dos alimentos e da alimentação, quanto à importância e a necessidade da informação e comunicação de qualidade. Durante o curso os alunos irão desenvolver um projeto de informação e comunicação, criar sua estratégia e escolher as melhores ferramentas de comunicação, além de compreenderem a importância da implicação de cada um nas tomadas de decisão em todo processo.

Imagem: LuidmilaKot