O rótulo nacional francês anti desperdício alimentar visa recompensar os atores da cadeia alimentar envolvidos na luta contra o desperdício alimentar. Apoiado pelo Estado francês, faz parte da lei anti-desperdício para uma economia circular, que visa mudar o modelo de produção e consumo.
O objetivo deste selo é promover os envolvidos na luta contra o desperdício alimentar e a alimentação sustentável. A ideia é melhorar as práticas, garantindo ao mesmo tempo um nível reduzido de desperdício alimentar para consumidores e parceiros profissionais.
Da produção ao consumo, o rótulo diz respeito a todos os intervenientes na cadeia alimentar: supermercados, atacadistas, empresas de refeições coletivas, restaurantes comerciais, entre outros.
O selo é baseado em 17 critérios, divididos em 4 categorias:
- atuação transversal, que avalia o plano de ação e análise do índice de perdas;
- gestão do abastecimento, compra e fabricação de alimentos;
- a gestão destes alimentos no estabelecimento;
- a gestão dos não vendidos, com ênfase na priorização da doação e na sua qualidade.
Os atores que cumpram os critérios do rótulo recebem um logotipo com estrelas, dependendo do seu nível de compromisso na luta contra o desperdício alimentar:
- 1 estrela – compromisso: atesta o compromisso com a abordagem de combate ao desperdício alimentar.
- 2 estrelas – maestria: atesta o domínio do combate ao desperdício alimentar.
- 3 estrelas – exemplar: atesta a conquista de um nível exemplar no combate ao desperdício alimentar.
Os estabelecimentos certificados podem fixar as suas estrelas na sua vitrine, dando mais visibilidade e credibilidade aos estabelecimentos comprometidos com o combate ao desperdício de alimentos.
Segundo o Ministério da Transição Ecológica da França, todos os estabelecimentos podem candidatar-se, isoladamente ou em grupo.
1. Candidatura a uma organização aprovada
O restaurante comercial ou coletivo que solicite o selo deverá contactar um organismo independente aprovado pelo Estado, que será responsável pela realização da auditoria.
Em seguida, o restaurante deve preencher um processo de candidatura composto por vários documentos.
2. Realização da auditoria
A auditoria ocorre dentro do restaurante, com verificações documentais, entrevistas com o gerente e funcionários.
3. Selo
Dependendo dos resultados da auditoria, a organização atribui o selo e o número de estrelas ao restaurante. O Ministério atualiza publicamente a lista de estabelecimentos certificados.
4. Acompanhamento e renovação do selo
Anualmente é realizada uma auditoria de monitoramento, remotamente ou in loco. Como parte de um processo de melhoria contínua, é realizada uma auditoria de renovação de rótulo a cada 3 anos. Assim, um restaurante com o rótulo anti desperdício alimentar pode ganhar ou perder uma estrela, ou até ter o rótulo retirado em caso de deficiências.
Fontes : https://www.ecologie.gouv.fr/politiques-publiques/label-national-anti-gaspillage-alimentaire
https://certification.afnor.org/developpement-durable-rse/label-anti-gaspillage-alimentaire
Imagem: Ministére de la transition ecologique et de la ch)esion de territoires