7 de December de 2021

Transparência no setor agroalimentar francês

Dose grandes marcas de alimentos unem forças na França para exigir transparência nos pratos dos franceses.

Por iniciativa de Sébastien Loctin, fundador e diretor da empresa Biofuture, 12 marcas de alimentos (.nod, D’Aucy, Sojade, Vrai, Juste, Omie & co, Quintesens, Food 4 Good, Hari & co, Jardin Bio Etic, Babybio e Alpina Savoie), uniram forças para desafiar os membros do Parlamento fundando “En Vérité”,  com a publicação de um manifesto na segunda-feira, 6 de dezembro de 2021, para que os parlamentares exigissem transparência comum e obrigatória para todas as marcas de alimentos, independentemente de seu tamanho, sejam orgânicos ou não.

Esse coletivo exige informações comuns e transparentes para todos os produtos alimentícios, com base em quatro critérios:

  • Tipo de agricultura: para o coletivo, apenas produtos orgânicos ou Label Rouge são considerados rótulos oficiais. Outras práticas agrícolas não são visíveis.
  • Origem dos ingredientes: a fim de esclarecer a confusão entre “origem francesa”, “produzido na França” e “processado” na França.
  • Presença de aditivos: porque a informação sobre os aditivos permanece invisível ou excessivamente complexa para entender.
  • Valor nutricional: a transparência atual proporcionada pela Nutriscore é insuficiente e deve, segundo o grupo, ser enriquecida com outros conceitos, como a abordagem da porção ou o grau de processamento.

Esse movimento quer novas regras, para permitir que os consumidores tenham acesso à verdade em um piscar de olhos, não importa o produto que comprem. Através de uma visualização simplificada e padronizada de todos os produtos alimentares, os franceses terão assim fácil acesso a informações essenciais que geram o maior impacto na sua saúde e no nosso meio ambiente.

Além desta primeira ação, o coletivo planeja formar uma associação em janeiro de 2022 e pretende reunir mais de 100 marcas na primavera de 2022 carregadas por um credo comum: “Faça o que fizer, o que colocar em seus produtos, diga!”.

“Voici” uma estratégia construtiva!

 

Imagem: IamNotPerfect