29
.
11
.
2021

Marketing e transparência digital no setor agroalimentar

"O Marketing de Transparência na Era Digital" de Camila M. Moreno defende um marketing mais autêntico e transparente na indústria alimentar.

“Os fabricantes terão que redefinir sus estratégias de marketing no sentido da transparência por meio de quatro dimensões: autenticidade, comprometimento, consistência e evidência. A auditoria de transparência avaliará se as marcas se apresentam honestamente, se são engajadas, se suas atitudes são coerentes, e se oferecem ao consumidor os meios para verificarem as suas promessas”.

Esse é uma frase do livro “« Le Marketing de la Transparence à l’ère du Digital : Une opportunité de reconquête pour l’industrie agroalimentaire » (O Marketing de Transparência na Era Digital: Uma oportunidade para reconquistar a indústria agroalimentar) de Camila Mendoza Moreno, publicado em junho de 2022 pela Edições do Panthéon.

Como recuperar essa confiança perdida ?

“Obesidade, doenças cardiovasculares, desmatamento, poluição ambiental, esgotamento do solo, rotulagem enganosa, repetidos escândalos alimentares … a indústria alimentícia está sob os holofotes, considerada responsável por alguns dos males que afetam nossas sociedades modernas .

Embora tenha se desenvolvido desde o fim da Segunda Guerra Mundial para atender à necessidade de alimentar o maior número possível de pessoas, ela favoreceu a abordagem quantitativa em vez da qualitativa. Diante de consumidores cada vez mais desconfiados, exigentes e que buscam a verdade, os grandes players do setor não têm outra escolha a não ser se questionar.

De fato, na era digital, a transparência se tornou uma necessidade.Você vai descobrir como o digital tem sido, graças aos aplicativos móveis, um detonador da transparência alimentar, ajudando os consumidores a entender a rotulagem nutricional.”

Eis uma parte da sinopse do livro.

Todo o modelo da indústria de alimentos deve evoluir.

“Este livro mostra também como novas tecnologias digitais, como Blockchain, podem fornecer soluções que permitem que as marcas tenham uma abordagem mais transparente.

Também destaca a necessidade de promover um marketing de transparência: mais autêntico, sinceramente comprometido com uma alimentação saudável e sustentável, oferecendo uma abordagem coerente e evidenciando as promessas feitas. Porém, além do marketing de transparência, é todo o modelo econômico da indústria de alimentos que deve evoluir para cumprir o objetivo de comer melhor e ao mesmo tempo contribuir para o bem-estar socioambiental.

Uma nova era empolgante, com múltiplos desafios e riscos, se abre para a indústria de alimentos, que deve ter sucesso em sua transformação se quiser participar do mundo de amanhã.”

Eis a segunda parte da sinopse do livro que a Verakis leu e indica para os seus leitores.

O curso de Especialização Internacional em Empreendedorismo e Marketing de Alimentos da Verakis existe desde 2009, e desde então forma especialistas para contribuirem com um novo mercado de alimentos: mais justo, honesto, transparente e seguro.

Saiba mais sobre o curso pelo : https://verakis.com/cursos/especializacao-internacional-em-empreendedorismo-e-marketing-de-alimentos/

Imagem: capa do livro « Le Marketing de la Transparence à l’ère du Digital : Une opportunité de reconquête pour l’industrie agroalimentaire » (O Marketing de Transparência na Era Digital: Uma oportunidade para reconquistar a indústria agroalimentar) de Camila Mendoza Moreno, publicado em junho de 2022 pela Edições do Panthéon.