PLAN’EAT é um projeto de investigação do Horizonte Europa, financiado pela Comissão Europeia, que visa transformar os sistemas e ambientes alimentares em direção a um comportamento alimentar saudável e sustentável.
O projeto reúne 24 parceiros de 11 países da UE, incluindo universidades da UE, centros de investigação e organizações especializadas sem fins lucrativos.
O projeto teve início em setembro de 2022 e terá duração de 4 anos.
OS PRINCIPAIS OBJETIVOS DO PLAN’EAT SÃO:
- compreender os factores subjacentes e os factores que influenciam o comportamento alimentar;
- medir, comparar e ‘monetizar’ os impactos ambientais, sociais e de saúde de três padrões alimentares europeus dominantes através da True Cost Accounting (TCA);
- conceber em conjunto recomendações, ferramentas e intervenções eficazes que permitam aos intervenientes do sistema alimentar orientar uma transição para um comportamento alimentar mais saudável e sustentável.
O PLAN'EAT está implementando uma abordagem sistémica e de cocriação aos níveis macro (sistema alimentar), meso (ambiente alimentar) e micro (individual).
Vários contextos socioculturais e geográficos são considerados através da implementação de 9 Living Labs (LLs), 5 grupos pan-europeus de consulta e trabalho sobre cadeias de valor alimentar (CWGs) e 1 Policy Lab.
Os padrões alimentares de 11 países europeus estão sendo mapeados e avaliados em termos de impactos ambientais, socioeconômicos e de saúde.
Os impactos serão então traduzidos em custos reais para três padrões alimentares dominantes.
Serão analisados os fatores micro-meso-macro que influenciam os comportamentos alimentares com maior potencial de mudança.
O conhecimento e a evidência científica obtidos contribuirão para o co-design e teste de mais de 10 soluções eficazes e ajustadas a diferentes contextos e utilizadores finais.
Conheça o projeto: https://planeat-project.eu/