Marbacoa, segundo o Embaixador da Noruega na Espanha que inaugurou a época do 'Marbecue' em sua casa, não só é divertido e prazeroso para adultos e crianças, mas também nutritivo e saudável.
A maioria dos lares consome peixe assado ou grelhado e, cada vez mais, cru; por exemplo, em tártaro, ceviche, sushi ou poke. Porém, o churrasco é uma opção em ascensão.
Em termos gerais, para pedaços grandes é preferível fazer cortes que facilitem a cozedura homogênea em toda a sua totalidade, enquanto os pedaços pequenos podem ser utilizados com cuidado para que o calor não seja muito forte ou, por exemplo, embrulhados em folha de alumínio juntamente com os vegetais (o popular papillote), segundo o Chef Iriño Urrechu.
De acordo com recentes inquéritos online realizados à pedido do “Conselho de Produtos do Mar da Noruega”, 18% dos consumidores espanhóis consultados preparam ou frequentam churrascos “frequentemente” todos os verões; 41% “às vezes” e 5% “sempre”, ou seja, com muita regularidade. Se somarmos todos esses números, temos que 64% dos consumidores preparam ou frequentam regularmente churrascos como atividade gastronômica de lazer.
65% dos inquiridos que gostam de churrasco afirmam já ter consumido em algum momento peixe, principalmente salmão (54%), bacalhau (31%) ou outros (45%, como sardinha, dourada, robalo, cavala, bonito, atum , carapau).
E 71% dos consumidores inquiridos consideram que um churrasco de peixe (ou ‘marbacoa’) é mais saudável.
O Conselho Norueguês de Frutos do Mar em Espanha inaugurou a temporada do marbacoa com um espectacular programa de culinária realizado na Residência do Embaixador Norueguês em Espanha, Nils Haugstveit, liderado pelo prestigiado chef Íñigo Urrechu, com a ajuda da influenciadora Paula Monreal (@paufeel) e a nutricionista Amelia Platón.
Especificamente, as receitas preparadas no “Marbacoa” 2024 foram: “bacalhau com cremoso ajoarriero de alho”, “bacalhau com molho de cereja e pinhão”, “briochito de salmão com guacamole”,“rolo de salmão com espinafre e abobrinha”, “Salmão grelhado com molho Teriyaki e legumes” e “Taco de salmão com abacate grelhado e consommé de fiorde”. Claro que os peixes eram de origem norueguesa.
Fica a dica de tendência e alternativa para os clássicos: picanha, cupim, maminha, costela…
Fonte: Origen
Imagem: Kallis_4seconds