06
.
12
.
2021

FairFood: um encontro entre alimentação, cultura e patrimônio

Adriano Andreghetto
Consultor em Marketing Digital - PhD Student - Universidade Helênica (Grécia)
O projeto FairFood For a Smart Life, da Universidade de Málaga e Universidade de Aveiro, promove a dieta mediterrânea para o resgate de tradições e padrões culturais.

O projeto FairFood For a Smart Life é um projeto Erasmus+ desenvolvido pela Universidade de Málaga (Espanha) e Universidade de Aveiro (Portugal) e que tem como base a promoção da dieta mediterrânica através de diversas atividades. Para além da alimentação em si, o projeto quer resgatar um modo de vida, um modo de estar, tradições e padrões culturais dos povos mediterrânica de forma a não deixar que essa rica história seja esquecida. (No Português do Brasil escreve-se Dieta Mediterrânea)

O objetivo do projeto FairFood for a Smart Life é “contribuir para a saúde da população através de uma educação alimentar inspirada na dieta alimentar dos nossos antepassados, baseada em produtos naturais e de proximidade, preparados de forma simples e consumidos na sua estação, ajudando, desta forma, a preservar a herança culinária da bacia/região mediterrânea europeia, e a combater as alterações climáticas.” O consórcio do projeto, formado por 6 parceiros de 4 países (Espanha, Itália, Portugal e Bélgica), expoentes máximos da dieta mediterrânica, reúne universidades, especialistas do sector agroalimentar, consultores e educadores. Conheça o projeto FairFood for a Smart Life.

Dieta Mediterrânica: um património imaterial da Humanidade.

A Dieta Mediterrânica envolve um conjunto de saberes-fazer, conhecimentos, rituais, símbolos e tradições sobre técnicas agrícolas, pesca, criação de gado, conservação, processamento, preparação e, especialmente, partilha e consumo de alimentos (UNESCO).

Segundo a APN (Associação Portuguesa dos Nutricionistas), este padrão alimentar é visto como um dos mais saudáveis e mais sustentáveis do mundo, sendo fundamental no campo da saúde pública e nutrição de forma global, mas em especial na zona mediterrânica. Esta herança cultural deve ser preservada e promovida em diferentes áreas: cultura e turismo, saúde pública, agricultura, política e desenvolvimento económico

O reconhecimento da Dieta Mediterrânica em Portugal, Espanha, Marrocos, Itália, Grécia, Chipre e Croácia, pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade, desde 4 de Dezembro de 2013 reforça, juntamente com a evidência científica já existente, que se trata de um modelo cultural, histórico e de saúde.

Qual o interesse da população pela dieta mediterrânica?

Em Portugal o termo |Dieta Mediterrânica| tem maior procura nos motores de busca do que o termo |Cozinha Mediterrânica|, ao contrário dos vizinhos espanhóis, que têm uma leve preferência pela utilização do termo |Cocina Mediterrànea| (Cozinha Mediterrânica). (Fonte: Google Trends e Mangools)

Não é de surpreender o grande pico pela procura por Dieta Mediterrânica em Dezembro de 2013, ano em que foi reconhecida pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade. No entanto, há também um outro pico de interesse pelo termo em Outubro de 2020 que, possivelmente, é devido a uma reportagem divulgada na TVI sobre o tema.

No estudo desenvolvido pela GOMO DIGITAL identificamos que dentro do grupo |DIETA|, o termo |Dieta Mediterrânica| aparece na 3ª posição, com um volume de busca de 4.100, abaixo do termo |Dieta Cetogênica| (5.400 buscas) e do termo |DIETA|, com 4.600 buscas. Para o termo |Dieta Mediterrânica| o site da APN aparece como o mais bem colocado no ranking do Google seguido pelo Portal Atlas da Saude.pt .

Nota-se uma relação de buscas com Receitas da Dieta Mediterrânica, Dieta Mediterrânica Portuguesa e também Dieta Mediterrânica para Emagrecer.

Nota: No filtro das buscas em Portugal encontra-se ainda o termo |Dieta Mediterrânea|a com um volume de busca de 770, abaixo de outras dietas da moda como cetogênica, jejum intermitente, macrobiótica etc. Trata-se da forma escrita no Português do Brasil. Para este termo, 2 portais de notícias do Brasil aparecem como os primeiros colocados no ranking do Google e aponta o site da APN e do Nutrimento como 3º e 4º colocados sucessivamente. (Fonte: Mangools)

Quer um relatório completo sobre a Dieta Mediterrânica? Entre em contato conosco.

Uma conversa sobre a Dieta Mediterrânica

A coordenadora do FairFood em Portugal, Professora Claudia Santos, apresentou o projeto aos estudantes da Especialização Internacional em Empreendedorismo e Marketing de Alimentos no Porto. A agradável conversa com a professora da Universidade de Aveiro, mostrou aos estudantes um projeto único que deseja levar conhecimento sobre todo o património da dieta mediterrânica, com foco nos mais jovens, através da criação de conteúdo e minicursos.

Depoimento

“Conhecer o projeto FairFood, suas bases e objetivos foi um momento único durante a Especialização de Marketing em Alimentos da Verakis. A palestra da Profa Claudia Santos, da Universidade de Aveiro, mostrou um projeto completo conectado não somente com o alimento, mas com a cultura, com o património e com a história da dieta mediterrânica.

Trata-se de um projeto de comunicação e difusão das tradições de um povo, dos seus rituais e de receitas que, se não fosse um projeto como este, poderiam ser esquecidas.

De fato, o FairFood é um projeto inspiracional que nos leva a refletir sobre a quantidade de história que há por trás da nossa alimentação.”

Adriano Andreghetto
Mestre em Marketing Digital
Sócio na GOMO Consultoria Digital

Photo by Jeremy Bezanger on Unsplash