O Engenheiro da Pesca é o profissional responsável pela cultura, criação, captura e industrialização de diferentes espécies de peixes, crustáceos, moluscos e plantas aquáticas, tanto de água doce, como de água salgada.
De acordo com a RESOLUÇÃO Nº 279, DE 15 DE JUNHO DE 1983, que discrimina as atividades profissionais do Engenheiro de Pesca, compete ao Engenheiro de Pesca o desempenho das atividades 01 a 18 do Art. 1º da Resolução nº 218, do CONFEA, de 29 JUN 1973. Esse se refere ao aproveitamento dos recursos naturais aquícolas, a cultura e utilização da riqueza biológica dos mares, ambientes estuarinos, lagos e cursos d’água; a pesca e o beneficiamento do pescado, seus serviços afins e correlatos
Dessa forma, esse profissional pode ir a campo contribuir no desenvolvimento de projetos, como projetar fazendas marinhas, desenvolver técnicas de criação e de reprodução de peixes, crustáceos e moluscos em cativeiros, e na melhoria de processos, como instalar e manter motores e equipamentos mecanizados usados em benefícios de operações de pesca. Além dessas funções, ele coordena e supervisiona equipes de trabalho, realiza estudos de viabilidade técnico-econômica, executa e fiscaliza obras e serviços técnicos; e efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres.
Como alguém se torna engenheiro da pesca ?
Um engenheiro de pesca é formado em 5 anos, em universidades públicas, no Brasil.
O primeiro curso de engenharia de pesca ou Engenharia de Aquicultura ou Engenharia de Pesca e Aquicultura, foi criado em 1970, por meio da portaria 12-A/1970, do conselho de Ensino e Pesquisa da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
Onde trabalha um engenheiro da pesca ?
É um profissional habilitado para trabalhar na iniciativa pública, em instituições de ensino ou pesquisa; em empresas e indústrias, nas áreas de tecnologia de pesca e de pescado; em estações experimentais de piscicultura em todas as áreas da produção pesqueira; em projetos de defesa do meio ambiente.
Na indústria de alimentos, tem como objetivo apresentar uma alternativa na produção de alimentos, possibilitando o aumento da oferta de alimentos de origem aquática com elevada qualidade nutricional.
Como se chama o engenheiro de pesca pelo mundo:
Na França, ingénieur halieutique;
Na Itália, ingegnere di pesca;
Na Espanha, ingenieiro de pesca;
Em Portugal, engenheiro de pesca.
O engenheiro de pesca apresenta grande importância na produção de alimentos provenientes da aquicultura e para a construção de um ecossistema sadio e equilibrado.
Escrito por : Rebeca Novais Brandão, Embaixadora Verakis Conecta, aluna dos curso de Ciência dos Alimentos e Nutrição da UFMT.
Fontes:
CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA. Discrimina as atividades profissionais do Engenheiro de Pesca. Resolução nº 279, de 15 de junho de 1983, Brasília. Disponível em: https://normativos.confea.org.br/downloads/0279-83.pdf. Acesso em: 03 ago. 2021.
CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA. Discrimina atividades das diferentes modalidades profissionais da Engenharia, Arquitetura e Agronomia. Resolução nº 218 de 29 de junho de 1973, Brasília. Disponível em: https://normativos.confea.org.br/downloads/0218-73.pdf. Acesso em: 03 de ago. 2021.
https://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/engenharia-de-pesca/
http://caep-ufpa.blogspot.com/p/engenharia-de-pesca.html
https://www.portalsaofrancisco.com.br/profissoes/engenharia-de-pesca
https://engenharia360.com/engenharia/engenharia-de-pesca-e-aquicultura/
Imagem : moritz320