Uma bússola de sustentabilidade para a navegação de políticas em direção a sistemas alimentares sustentáveis foi recentemente publicada por Aniek Hebink, pesquisadora da Universidade de Rotterdam.
As diferentes ações nos sistemas alimentares devem ser desenhadas levando em conta quatro objetivos sociais interligados:
- alimentação saudável
- meio ambiente
- economia
- justiça social.
Uma equipe interdisciplinar de cientistas desenvolveu um framework (série de ações e estratégias) de métricas como uma bússola que visa auxiliar os responsáveis pela sustentabilidade alimentar na tomada de decisões.
A bússola da sustentabilidade permitirá estabelecer prioridades, avaliar o que se perde e o que se ganha ao desenvolver essas políticas, e avaliar qual mudança é mais desejada e justa, tendo como eixo central os resultados de objetivos sociais desejáveis nos sistemas alimentares mundiais:
- Saudável, adequado e dietas seguras para todos
- Um planeta limpo e saudável
- Sistemas alimentares economicamente prósperos que promovam o bem comum.
- Sistemas alimentares justos, éticos e equitativos
Cada um dos objetivos é caracterizado, por sua vez, por quatro áreas de interesse que abrangem as perspectivas mais recentes de várias disciplinas sobre sustentabilidade.
Por outro lado, o artigo propõe pelo menos um indicador e um objetivo para cada uma das 16 áreas de interesse dos sistemas alimentares europeus.
A bússola pode ser utilizada pelos tomadores de decisão envolvidos em processos legislativos para:
- Promover a transparência entre as decisões baseadas em evidências científicas e aquelas baseadas em normas e valores
- Implementar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, separando o processo de desenvolvimento de indicadores de sustentabilidade para seu uso na avaliação de políticas.
A bússola da sustentabilidade permite a geração de informações abrangentes sobre o sistema alimentar e gera uma avaliação reflexiva e a negociação de múltiplos atores para a formulação de políticas.
Alberto Berga Monge – Madrid, 24 de agosto de 2022.
O Prof. Dr. Alberto Berga Monge é médico veterinário espanhol, professor e colaborador Verakis, professor colaborador da Universidade de Zaragoza, auditor da União Europeia e diretor da AMB Consulting, e escreve para o blog da Verakis.
Imagem: Esther H. Derksen