23 de agosto de 2021

O médico veterinário e o alimento que a gente come

O médico veterinário é responsável pelo controle do recebimento, armazenamento e temperatura dos produtos alimentares, controle de rótulos, embalagens e validade, controle da organização nos setores de alimentos perecíveis e higiene pessoal dos manipuladores, fiscaliza as condições higiênico-sanitárias dos equipamentos, instalações e utensílios. Ademais, realiza o controle de pragas e limpeza da caixa d’água dos estabelecimentos.

Tudo isso é importante para que os produtos sejam de qualidade e cheguem seguros quando forem expostos à venda, levando em consideração os requerimentos térmicos e a legislação para o comércio seguro, proporcionando ao consumidor final um alimento que não seja prejudicial a sua saúde.

Como alguém se torna médico veterinário ?

É necessário um diploma em curso superior de Medicina Veterinária, em uma instituição de ensino reconhecida. O curso tem em média duração de 5 anos.

Onde trabalha um médico veterinário ?

A Medicina Veterinária é uma carreira muito ampla, com grande campo de atuação para o profissional. pode atuar desde no acompanhamento da saúde de animais de estimação até no controle de doenças em populações silvestres.

E, além do contato direto com os animais, o veterinário também pode trabalhar no setor industrial, com o controle de qualidade dos produtos e inspeção dos processos produtivos.

 

Como se chama em:

– Na França, vétérinaire;
– Na Itália, veterinario;
– Na Espanha, medico veterinario;
– Em Portugal, médico veterinário.

 

A Medicina Veterinária é uma área muito ampla. Quando falamos sobre setor de alimentos, é o grande responsável pela qualidade e segurança dos alimentos.

 

Escrito por : Veronika Schiersner, Embaixadora do Verakis Conecta, estudante de Medicina Veterinária na Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Fonte: http://revistas.ung.br/index.php/saude/article/view/4101/3005

Imagem de Aleksandar Malivuk