30 de agosto de 2021

O gastrônomo e o alimento que a gente come

A Gastronomia é uma área de formação e atuação em construção no Brasil. A partir do final da década de 80 é que surgem os primeiros cursos de formação profissional. Ainda hoje, no ambiente universitário, localiza-se como um curso da área do Turismo e da Hospitalidade.

“Ao contrário do que muitos possam pensar, o profissional formado em Gastronomia possui conhecimentos que vão muito além das habilidades técnicas para manusear e preparar alimentos. Durante sua formação, este profissional aprende sobre gestão, segurança alimentar, processos industriais, valor nutricional e características dos alimentos, legislação relacionada à indústria alimentícia e muito mais.”

Como um estudo formal, acadêmico, é ainda mais recente no país. Há pouco mais de um ano foi criado no Brasil o primeiro curso de mestrado em Gastronomia.

“A Gastronomia é um ramo que abrange a culinária, as bebidas, os materiais usados na alimentação e, em geral, todos os aspectos culturais a ela associados. Um gastrônomo (gourmet em francês) pode ser um(a) cozinheiro(a), mas pode igualmente ser uma pessoa que se preocupa com o refinamento da alimentação, incluindo não só a forma como os alimentos são preparados, mas também como são apresentados, por exemplo, o vestuário e a música ou dança que acompanham as refeições”, segundo o Ministério do Turismo do Brasil.

No contexto atual, o curso e a profissão tem ganhado novas oportunidades de atuação para além da prática culinária em serviços de alimentação quando associadas à Antropologia, Ciência dos Alimentos, Nutrição, Marketing e Gestão.

Como alguém se torna gastrônomo ou gastrólogo?

O curso de gastronomia no Brasil, pode ser encontrado com duração de dois anos
(quanto tecnólogo) até quatro anos (quando bacharelado). A formação nessa área possui
muitas horas de atividades práticas para aprender todos os processos relacionados às atividades culinária, que vão desde da seleção dos ingredientes, preparação e montagem dos pratos, além disso é ensinado gestão de empreendimentos gastronômicos.

Na Europa as formações podem ser bem diferentes indo dos curso técnicos ao bacharelado e mestrado.

O curso consta com o aprendizado de preparação de diferentes estilos de comida e local, como cozinha oriental, alternativa, europeia, entre outros, além das preparações de entradas, sobremesas e saladas.

Também são ensinados : gestão de empreendimento para variados estabelecimentos gastronômicos, como bares, bistrôs, restaurantes, padarias, conhecimentos em marketing e controle de qualidade.

Ao se formar o profissional desta área poderá atuar em diversas funções do setor
alimentício.

Onde trabalha um gastrônomo ?

Algumas das atividades desempenhadas são:

● Serviços de alimentação – Responsável pela operação das atividades culinárias, podendo passar por funções de assistência, coordenação ou gestão das atividades dentro da cozinha;
● Personal Chef – É um Chef de Cozinha particular;
● Segurança dos Alimentos – Pode atuar como vigilante e auditor em cozinhas e
restaurantes para garantir que as normas de segurança dos alimentos sejam
comprovadas;
● Consultoria – Presta consultorias para estabelecimentos gastronômicos, para melhoria
de processos.

● Indústria – A partir de seus conhecimentos culinários pode atuar tecnicamente na melhoria dos produtos, junto à área de Marketing.

Os profissionais precisam ter conhecimentos de normas e legislações vigentes para
garantir a segurança dos alimentos.

Como se chama o gastrônomo pelo mundo:

– Na França, gastronome;

– Na Itália,  gastronomo;

– Na Espanha, gastrónomo;

– Em Portugal,  gastronomo.

A gastronomia tem ganhado cada vez mais relevância, por conta dos consumidores
finais estarem mais exigentes, por levarem em consideração, não só a qualidade dos
ingredientes, mas também a forma de apresentação do prato, local, experiência e outros
atributos.

 

Escrito por : Renata Lênnen, Líder dos Embaixadores Verakis Conecta 2021, estudante de Ciência e Tecnologia de Alimentos na UFMT. Paula de Oliveira Feliciano, professora universitária de Gastronomia e coordenadora de novos projetos da Verakis no Brasil.

Fonte:
Instituto Foodservice Brasil (IFB): https://www.institutofoodservicebrasil.org.br/
Guia da Carreia: https://www.guiadacarreira.com.br/cursos/saiba-o-que-se-estuda-
em-gastronomia/ e https://www.guiadacarreira.com.br/guia-das-profissoes/gastronomia/

Tudo Sobre Gastronomia: O Que Estuda

Imagem de Free-Photos