27
.
05
.
2020

Novo funcionamento dos restaurantes coletivos durante o desconfinamento na França

No dia 11 de maio de 2020 começou o desconfinamento na França. Saiba quais são as medidas preventivas adotadas para garantir a segurança da população.

No dia 11 de maio de 2020 começou a desconfinamento na França. Parte da população voltou ao trabalho presencial, algumas creches e escolas foram reabertas, e os restaurantes coletivos (empresas, creches e escolas) tiveram que preparar seus “planos sanitários” para poder oferecer alimentos seguros em um ambiente seguro.

Amplitude horária, remoção de contêineres coletivos, novos espaços de restauração…, a Elior, empresa multinacional francesa de catering e serviços de alimentos, apresenta suas ideias para relançar a restauração coletiva. O CEO do Elior Group, Philippe Guillemot, disse ao jornal francês “Les Echos” que quer ser o mais transparente possível: “Queremos ser uma força de propostas com governos e comunidades locais para alimentar nosso público em boas condições sanitárias. Na ausência de uma vacina ou imunidade coletiva, outros modos de operação devem ser inventados.

Graças à dimensão internacional de seu grupo, em países onde a atividade de sua empresa não parou completamente (Estados Unidos, por exemplo), os funcionários da Elior implantaram práticas de trabalho que ajudaram a avançar com as necessidades e medidas de prevenção para os restaurantes na França.

No que diz respeito especificamente ao mundo escolar, o diretor geral listou as possíveis soluções:

. Simplificação da oferta de alimentos: comida preparada no local ou na cozinha central, preparações mais simples para possibilitar e facilitar a aplicação das instruções de segurança;
. Marcação no solo para melhorar controle do fluxo dos alunos;
. Faixa horária expandida para diminuir o tráfego simultâneo; um em dois lugares deve estar ocupado;
. Fornecimento de produtos para limpeza das mãos e desinfecção regular de mesas;
. Eliminação de todos os recipientes coletivos (jarros, saleiros, etc.);
. Reflexão (em andamento( sobre uma oferta de almoço embalado;
. Reflexão (em andamento) para a criação de novos espaços de refeições temporários: sala de aula, espaço ao ar livre, etc.;
. Para creches, reflexão sobre a utilização de pratos esterilizados fabricados em cozinhas centrais especializadas;

As consequências da pandemia têm sido catastróficas, por isso não podemos permitir que ela se prolongue ainda mais.

Considerando o momento delicado pelo qual estamos passando, até mesmo as ações mais simples podem fazer diferença e trazer grandes benefícios.

Apesar da França já ter iniciado o desconfinamento, as medidas preventivas devem ser mantidas até que todos estejam seguros, não só na Europa como no mundo todo.