Alimentação: Avanços e Controvérsias - Edição 2021
A alimentação e suas controvérsias
Desde a publicação dos primeiros relatórios e alertas da OMS e FAO sobre o Estado Nutricional e a produção de alimentos no mundo, a alimentação e todos os aspectos que envolvem a produção e consumo de alimentos, é abordada por uma multitude de profissionais, sob diversos pontos de vista. Esse assunto é parte importante da agenda política de inúmeros países, é um tema midiático importante do cenário político, social, econômico, e mercadológico.
Considerando a “cacofonia” da alimentação, não somente do ponto de vista definido por Fischler (1993), é notório que cada especialista ou "ator" no âmbito da alimentação, aborde o tema segundo o seu ponto de vista. Assim as controvérsias, quando expostas, acabam sendo limitadas.
Neste sentido, se quer que:
- a alimentação seja abordada de maneira interdisciplinar,
- as informações que circulam no âmbito social sejam mais coerentes,
- as ações de conscientização, educação, promoção da saúde, etc. que envolvem a alimentação, sejam lógicas, lúcidas e eficientes
É necessário que as controvérsias sejam discutidas sob vários pontos de vista.
Afinal de contas, o comer para os que se encontram no final da cadeia - o consumidor, o comedor, o comensal...-, é um ato único, permeado por diversos fatores e que pode lhe suscitar distintos sentimentos, do prazer à angústia.