A popularização científica é uma forma de disseminação pedagógica do conhecimento/ciência que busca colocar o conhecimento/ciência (e possivelmente suas limitações e incertezas) ao alcance de um público leigo.
A popularização científica ou vulgarização das ciências é o conjunto de ações que permite ao público aceder à cultura e, em especial, às culturas científica, técnica, industrial ou ambiental, isto é, ao conhecimento e know-how dessas culturas, disciplinas.
O que se acredita é que o público tendo acesso ao conhecimento, suas limitações e incertezas, ou seja, do próprio “funcionamento” das ciências e que a ciência é uma evolução constante e provisória de saberes, ele se torna mais autônomo para fazer suas escolhas, menos manipulável pelo mercado e/ou líderes de qualquer tipo, mais ativo socialmente e com mais facilidade e mesmo capacidade para desenvolver um espírito crítico.
O núcleo central das ações da Verakis é a popularização científica em vários níveis e para todo e qualquer tipo de público, para promover a autonomia e a capacidade crítica daqueles que não quiseram ou não puderam se especializar em qualquer uma das áreas dos alimentos, da alimentação e da nutrição.
A Verakis trabalha para evitar que o conhecimento das áreas dos alimentos, da alimentação e da nutrição, seja parcial, segmentado e transmitido como uma verdade inconstestável.
Atualmente o conhecimento ou as informações fundamentadas na ciência que chegam ao público leigo passam a impressão de que o conhecimento é imutável, inquestionável e constante, fazendo com que este mesmo público seja facilmente manipulado por correntes, modismos, ativismos e outros.
Infelizmente a sociedade deslocou aquela verdade que era definida pela religião para a ciência. Em outras palavras, sempre que se sustenta um discurso em nome da ciência e/ou de um ou vários artigos científicos ou nomes importantes dentro dos meios acadêmicos científicos, se acredita, quase que piamente, sem questionamentos menos rasos e mais críveis e coerentes, como se fazia antigamente face aos dogmas religiosos.
O propósito maior da Verakis é auxiliar especialistas, empreendedores, estudantes, comunicadores, o grande público, dentre outros, na aquisição de conhecimento adequado e digno de questionamentos.
Juliana T. Grazini dos Santos (Diretora da Verakis)