Quando pensamos em exportação de alimentos, é comum acreditarmos, erroneamente, que podemos comercializar nossos produtos na Europa, sem precisar cumprir os requisitos de rotulagem vigentes em cada um dos países pertencentes a esse continente.
Assim como no Brasil, todas as informações presentes em um rótulo devem seguir a regulamentação do país onde o produto é comercializado.
O que devemos considerar quando temos o objetivo de exportar um alimento na União Europeia?
Para que o consumidor tenha acesso a informações confiáveis e verídicas de produtos que estão disponíveis para a compra, existem órgãos reguladores responsáveis por definir o que é permitido ser exposto em um rótulo e quais são as normas que precisam ser seguidas. E como cada país tem os seus órgãos reguladores, as regras não são as mesmas em todo o mundo.
Além disso, cada população possui a sua cultura e suas particularidades, ou seja, o que é uma informação considerada essencial e que precisa estar presente em um rótulo de um alimento comercializado no Brasil, pode não ser algo relevante para ser declarado nas embalagens francesas, por exemplo.
No caso da comercialização de alimentos na União Europeia, a responsável por propor regulamentos e diretivas voltadas à rotulagem é a Comissão Europeia, pois apesar de cada país ter as suas próprias regras, existem aquelas que são gerais e aplicadas para todos os produtos alimentícios.
Portanto, é muito importante fazer a distinção dos regulamentos de cada país e garantir que todas as exigências sejam cumpridas, visto que existe todo um cuidado para assegurar que informações confiáveis cheguem até o consumidor final através da rotulagem de alimentos.
Amanda Caversan – Engenheira de alimentos pela FZEA-USP, consultora de alimentos, diretora da Inovalimentos e colaboradora do site da Verakis.
Fonte: https://www.actualitealimentaire.com/actualites/marche-americain-differences-a-considerer-dans-les-normes-detiquetage-alimentaire?ml_subscriber=2156149078335952808&ml_subscriber_hash=o7b5&utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=a_lire_marche_americain_differences_a_considerer_dans_les_normes_d_etiquetage_alimentaire_les_stats_du_club_dux_l_acces_aux_achats_de_biens_a_l_international_une_menace_a_l_economie_locale&utm_term=2023-02-22
Imagem: Clker-Free-Vector-Images