18
.
10
.
2019

Reflexão de Jean Trémolières, nutrólogo francês

Jean Trémolières, pioneiro em nutrição na França, questiona o impacto da cientificização na relação natural com a alimentação.

Jean Trémolières foi um médico francês, grande estudioso das ciências da nutrição, criador e diretor do primeiro grupo de pesquisa em nutrição na França, criador da primeira unidade de pesquisa em nutrição e dietética da Inserm (Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa em Medicina), fundador da Sociedade de Nutrição e Dietética de Língua Francesa (SFN).

Ele escreveu no livro “Partager le pain”, em 1975: “Para provar, é necessário desejar. Mas o que desejar quando as necessidades são cientificamente estabelecidas, ensinadas higienicamente, distribuídas economicamente a todos, explicadas psicanaliticamente?”

Esta frase nos faz pensar o quanto o conhecimento científico sobre alimentos e alimentação foi massivamente inserido no contexto social e o quanto a alimentação perdeu do seu caráter instintivo, natural e quase espontâneo. Do mesmo jeito a oferta de alimentos também sofreu as consequências da cientifização, e muitos alimentos passaram a ser “massas de nutrientes” em forma de alimentos.

Vamos pensar sobre isso!

O trabalho de mediação e popularização das ciências dos alimentos e da alimentação da Verakis tem como um dos objetivos, transmitir conhecimento aos leigos e especialistas com o intuito de humanizar a alimentação e inserir os alimentos dentro de um ambiente sereno.