Quem procura emprego para ingressar no mercado de trabalho, mudar de emprego, ou até mesmo se candidatar para bolsas e projetos acadêmicos, tem que se organizar para escolher a vaga certa e ser percebido dentre muitos candidatos.
Seguem algumas dicas:
- “Pra quem não sabe onde vai qualquer caminho serve” (Lewis Carroll, 1865).
A célebre frase citada na obra de Alice no País das Maravilhas, pode se aplicar no processo de procura de emprego.
Muitas pessoas acreditam que para quanto mais vagas se candidatarem mais chances têm de conseguir um emprego rápido.
Na teoria essa forma de pensar faz sentido, porém na prática quando não se tem ciência do objetivo profissional e requisitos básico das vagas, há o desperdício de tempo em inscrições que não se enquadram no perfil do candidato.
Por isso, antes de se candidatar, leia atentamente a descrição da vaga e verifique se enquadra pelos menos nos pré-requisitos básicos.
Pesquisar sobre a empresa é muito importante para verificar se se a conduta, valores e missão dela compactuam com a sua.
Definir o seu objetivo profissional facilita no momento em que o empregador recebe sua inscrição, fazendo com que ele o imagine ocupando aquela vaga.
Posto isso, defina com clareza o objetivo de acordo com seu perfil profissional.
- Aquela vaga precisa ser conquistada.
Costumo dizer que o processo de inscrição e entrevista de emprego é como uma paquera, aquela vaga precisa ser conquistada.
Por isso, nada de mandar o mesmo corpo de texto de e-mail para todas as empresas. Cada inscrição deve ser personalizada e conter aquilo que a empresa está procurando, mas é claro, você precisa ter o que ela quer. Se não, next!
Ao mandar um e-mail para a empresa, siga as instruções do tópico anterior, faça uma saudação formal ao recrutador, se apresente (nome e formação) e escreva o porquê do interesse pela vaga e no que pode contribuir para a empresa, deixando claro o desejo de fazer parte dela.
Caso seja solicitado uma carta de apresentação, inclua informações relevantes sobre suas experiência e habilidades profissionais, que favoreçam a sua imagem profissional e crie uma boa impressão> Mas sem exageros!
- Saiba como fazer um bom currículo.
O currículo geralmente é o primeiro contato indireto que o recrutador tem com o candidato, por isso, ele precisa ser bem estruturado, com informações pertinentes, sempre atualizado e adaptado (com informações reais) para a vaga que desejar.
Para entender como o currículo é essencial, inscreva-se na próxima sessão do Verakis Conecta sobre “A importância do currículo para a carreira acadêmica e profissional”, que será ministrado no dia 18/03/2022 as 14h00 (BR) / 17h00 (PT), pela Drª Juliana Grazini, Presidente da Fundação Verakis, há mais de 20 anos desenvolve cursos na Europa e orienta profissionais e estudantes para desenvolver carreira internacional na Europa.
Saiba mais e inscreva-se em: https://verakis.com/conecta/a-importancia-do-curriculo-para-a-carreira-academica-e-profissional/
Renata Lênnen, Embaixadora Líder Verakis Conecta, Graduanda em Ciência e Tecnologia de Alimentos – UFMT.