O Conselho Nacional de Inteligência do Governo dos Estados Unidos (DNI), órgão que já previa a chegada de uma pandemia global em 2020, divulgou um relatório de 150 páginas no qual coleta suas previsões sobre o que acontecerá no mundo nas próximas duas décadas.
O relatório Global Trends, publicado a cada quatro anos, na última edição revisada, destaca como a atual pandemia aprofundou a desigualdade econômica, esgotou os recursos do Governo e alimentou sentimentos nacionalistas, com previsões bastante pessimistas.
A pandemia é classificada como o distúrbio global mais significativo desde a Segunda Guerra Mundial, com implicações de saúde, econômicas, políticas e de segurança que se estenderão pelos próximos anos.
A Covid-19 eliminou as previsões de longo prazo para resiliência e adaptação e criou novas incertezas sobre a economia, governança, geopolítica e tecnologia. O relatório mostra motivo de preocupação em quase todos os aspectos da vida.
Em relação às suas previsões, feitas até 2040, os autores asseguram que nos próximos 20 anos o crescimento da população mundial diminuirá. Como conseqüência teremos um mundo mais velho, as mudanças climáticas se agravarão, a fome se multiplicará e as relações internacionais se tornarão caóticas. e voláteis.
Eles também alertam para a perd de confiança da população no Governo e nas instituições.
O relatório também alerta para a probabilidade de que os efeitos das mudanças climáticas agravem o problema da segurança alimentar e hídrica nos países pobres e acelerem os processos de migração. Também garante que, embora a saúde e a educação tenham melhorado nas últimas décadas, será difícil manter seu progresso devido às adversidades que se observa.
Em relação aos avanços tecnológicos, o DNI aponta que eles podem provocar novas tensões, apesar de terem potencial para enfrentar problemas como mudanças climáticas ou doenças. Os rivais estatais e não estatais competirão pela liderança e domínio em ciência e tecnologia com riscos potenciais e implicações em cascata para a segurança econômica, militar e social.
Continuar no caminho traçado para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) é possivelmente a melhor ferramenta para combater os presságios do DNI.
Alberto Berga Monge – Madrid, 21 de abril de 2021.
O Prof. Dr. Alberto Berga Monge é médico veterinário espanhol, professor e colaborador Verakis, professor colaborador da Universidade de Zaragoza, auditor da União Europeia e diretor da AMB Consulting, e escreve para o blog da Verakis.
Leia o relatório na íntegra : : https://www.dni.gov/files/ODNI/documents/assessments/GlobalTrends_2040.pdf
Imagem: jniittymaa0