
Presunto mesmo é a perna de porco inteira do porco, curada, por vezes apenas com sal, outras vezes temperada com outros condimentos e até defumada.
Presunto de Parma, Presunto de Bayonne; Presunto Ibérico, Presunto Serrano, Presunto, e Presunto Cru. Estas são denominações, ou, como se chama alguns presuntos conforme a região onde são produzidos e alguns detalhes caracteristicos de cada um deles. O Presunto de Parma é aquele presunto italiano produzido na região de Parma, com carne de porco italiana, embora algumas vezes se use este nome para qualquer presunto italiano. O Presunto de Bayonne é o da região de Bayonne, sudoeste da França, produzido com porco francês, alimentado de forma especifica, e maturado por tempo proprio. O Presunto Ibérico, o mais chique os presuntos, é aquele produzido com perna de porco negro, criado na região da estremadura na Espanha, alimentado por belotas e pasto da região. O presunto Serrano é o basico presunto espanhol. O presunto é o presunto português. E para a maioria dos brasileiros o presunto cru é presunto (perna de porco maturada em sal).
O resto não é presunto, presunto. Pode até se chamar presunto no comércio e nas nossas mesas, mas são produtos diferentes. Esse resto é uma mistura de pernas e outras partes do porco, condimentadas e cozidas.
Isto quer dizer que quando você come outro “presunto” que não é o presunto cru, você ingere quase "sabe-se là" o que!
Estes "sabe-se là" que fazem mal? Hà controvérsias de todos os tipos: tem os que acham que faz muito mal, os que acham que depende da quantidade ingerida; os que acham que depende do tipo de sabe-se là o que; outros que acham que não faz mal.
Uma coisa segura é: se tem no produto, foi autorizado pela legislação local e isso quer dizer que as autoridades competentes consideram os produtos seguros e inofensivos para a saúde humana.
Estude com calma a tabela abaixo e veja os diferentes tipos de “presunto” você pode encontrar na prateleira do supermercado ou na geladeira da padaria, e veja do que e com que eles são feitos.
À partir de agora, quando você escolher um “presunto” você sabe porque é mais barato ou mais caro e sabe também o que vai ingerir junto.
Tipo
Parte do porco
Mínimo de proteina
Ingredientes obrigatórios
Ingredientes opcionais
Carboidratos
Presunto Cru
pernil ou corte do pernil
27%
Carne e sal
Condimentos e nitrito e nitrato
---
Presunto cozido
pernil de suínos, desossado.
16,5%
Carne, sal, nitrito e nitrato
Condimentos, proteína vegetal, amidos e nitrito e nitrato
max 2%
Presunto
cortes do membro posterior do suíno, desossado ou não
14%
Carne, sal, nitrito e nitrato
Condimentos, proteína vegetal, amidos e nitrito e nitrato
max 2%
Apresuntado
recortes e/ou cortes e recortes de massas musculares dos membros anteriores e/ou posteriores de suínos
VisualizarAnexo?id=157013%
Carne, sal, nitrito e nitrato
Condimentos, proteína vegetal, amidos e nitrito e nitrato
max 5%
Fontes de Informação:
http://portal.cfmv.gov.br/leu/download-arquivo/id/434
http://extranet.agricultura.gov.br/sislegis-consulta/servlet/