09
.
11
.
2024

"Let's eat" - Descobrir cultura, hábitos alimentares e identificar aspectos da mundialização.

Let's eat é um seriado Coreano (Coreia do Sul) onde a comida sempre está presente, unindo pessoas, originando prazer, trazendo recordações e sobretudo, mostrando a culinária sul coreana sob todas formas.

Let's eat é um seriado Coreano  (Coreia do Sul) onde a comida sempre está presente, unindo pessoas, originando prazer, trazendo recordações e sobretudo, mostrando a culinária sul coreana sob todas formas.

O personagem principal, Goo Dae-young, um rapaz da "paz", vendedor de seguros, na primeira e segunda edição, está sempre entre uma mulher madura e aparentemente complicada emocionalmente e uma mulher mais jovem, linda e apaixonada por ele.

Dae-Young ou UPAA (como se ouve pronunciar seu nome) é autor de um blog sobre comidas e o mais interessante é que ele posta somente os pratos vazios, depois dos alimentos e preparações terem sido consumidos, deixando seus seguidores, que conhecem os pratos, curiosos para conhecer o lugar e seguros de que deve ser delicioso pois os pratos estão vazios.

No meio de tanto exibicionismo do prato cheio, super produzido, ele incita a vontade de comer de maneira completamente diferente e original.

Além disso, em cada episódio, algum personagem sempre encontra um motivo para se deliciarem com alguma preparação  culinária  coreana ou não. Nestes momentos é muito interessante ouvir as descrições dos pratos por Dae-Young, e ver e ouvir como eles comem. Também é muito curioso ver como os pratos que conquistaram o mundo (pizza, hambúrguer, etc.) são consumidos por eles.

Na segunda edição a ideia parece estar mais amadurecida e a trama é mais envolvente, com alguns mistérios, e onde Dae-Young se apaixona por uma colega de infância que foi obesa, adora comer mas vive diariamente o dilema  do: comer x sentir prazer x engordar x não comer x se esforçar x sofrer x fazer muita atividade física, para superar os tramas da infância e adolescência.

Vale o tempo dispensado diante da tela do computador ou da televisão para conhecer a culinária sul coreana, ficar com vontade de ir até là experimentar de tudo, conhecer um pouco da cultura sul coreana, ver outras maneiras de se abordar a gastronomia sobretudo do ponto de vista do consumidor, e analisar um pouco dos efeitos da mundialização.

Como sou paulistana, achei incrível a semelhança da arquitetura de Sao Paulo (capital) com a sul coreana.

Juliana T. Grazini dos Santos - Paris, 08 de maio de 2018.