O Governo francês acredita que “a distribuição de produtos frescos associada a uma ação educativa visa promover hábitos alimentares mais saudáveis entre os alunos beneficiários e melhorar os seus conhecimentos sobre os produtos e setores agrícolas e agroalimentares.”
Considerando que a educação alimentar e o combate ao desperdício alimentar para crianças consta do artigo L. 312-17-3 do Código da Educação: “a informação e educação alimentar e no combate ao desperdício alimentar (…) , no âmbito das aulas ou do projeto educativo territorial (…)”; a medida educativa é implementada neste quadro e já não é necessário, a partir do início do ano letivo 2022/2023, apresentar comprovativo da sua execução aquando do pedido de pagamento.
No entanto, ferramentas educativas específicas para o programa (lugares e vídeos curtos direcionados a cada faixa etária) ainda são disponibilizadas pelo Ministério da Agricultura e Soberania Alimentar. Esses materiais foram elaborados envolvendo os Ministérios responsáveis pela Saúde e Educação.
Além disso, são disponibilizados à comunidade educativa recursos educativos pelo Ministério responsável pela educação: o vademecum “Educação alimentar e gustativa”, de forma a melhor compreender as questões, por exemplo, bem como fichas de recursos por ciclo para apoiar a implementação desta transversal educação alimentar.
Vídeos lúdicos e educativos adaptados a cada nível escolar e disponíveis para a França continental e territórios ultramarinos são oferecidos para acompanhar o programa. O objetivo desses vídeos é promover uma alimentação diversificada e de qualidade, para ser saudável, incluindo frutas e verduras, leite e laticínios.
Vários temas relacionados são abordados.
Além disso, também estão disponíveis jogos americanos com atividades educativas adaptadas a cada série. Todas as ferramentas, vídeos e jogos americanos podem ser baixados por série no link do Ministério da Educação da França.
Imagem : Vídeo agriculture.gouv.fr
Fonte : https://agriculture.gouv.fr/education-lalimentation-les-outils-educatifs-sur-le-programme