16
.
09
.
2020

Diga STOP à publicidade de junk food

UFC-Que Choisir e associações francesas pedem proibição da publicidade de junk food para crianças.

A UFC-Que Choisir, associação francesa de defesa do consumidor, lança um abaixo-assinado: “Diga “STOP” à publicidade de junk food”, para exigir uma lei que moralize a comercialização de alimentos.

Treze anos após seu primeiro pedido para supervisão de publicidade na televisão, a FCPE (Federação dos Conselhos de Pais de Alunos), a PEEP (Federação de Pais de Alunos da Educação Pública), Famílias Rurais, a FFD (Federação Française des Diabétiques), a Rede de Saúde Ambiental, a UFC-Que Choisir e a UNAF (União Nacional de Associações de Família), com base em um estudo do UFC-Que Choisir, pedem, também nesta petição, proibição de anunciar junk foods para crianças na televisão e na Interne.

O estudo da UFC-Que Choisir, baseado na exibição de 448 horas de programas de televisão e na análise de 7.150 anúncios publicitários, mostra, mais de 10 anos após sua primeira investigação, o franco fracasso deste dispositivo, os fabricantes não melhoraram de forma alguma suas práticas.

Os “junk food” aparecem em quase 90% da publicidade de alimentos voltada para crianças. Para efeito do estudo, eles calcularam o Nutri-Score de cerca de 200 produtos promovidos em anúncios. Para alimentos do “público em geral”, uma distribuição bastante equilibrada é observada nas 5 classes de Nutri-Score. Por outro lado, para alimentos destinados a crianças, há uma superabundância de produtos muito gordurosos, muito açucarados ou muito salgados: 88% das publicidades referem-se a alimentos com Nutri-Score ‘D’ e ‘E’, ou seja, as duas classificações mais desfavoráveis ​​do ponto de vista nutricional (contra 43% para os alimentos do ‘público em geral’).


A associação de consumidores denuncia o descumprimento das medidas não vinculativas postas em prática pelas autoridades públicas, segundo a associção “os fabricantes em nada melhoraram as suas práticas”.

Um livreto para orientar os pais

“Enquanto os compromissos da indústria agroalimentar promovidos pelo poder público são um fracasso e o nível de obesidade infantil é alarmante, há mais do que nunca a necessidade urgente de agir para obter um enquadramento para a publicidade no destino das crianças ao proibir a promoção nas telas (televisão e internet) de alimentos cujo consumo deve ser limitado ”, explica a associação em seu recurso.

Diante da necessidade de informações claras para ajudar os pais: na ausência de generalização do Nutri-Score, um pequeno guia prático é disponibilizado aos pais, dando conselhos nutricionais concretos para cada momento de consumo e indicando o Nutri-Score. Pontuação de 114 alimentos destinados a crianças, para cada horário de consumo.

Para acessar o estudo UFC – Que choisir na íntegra: Etude sur le marketing alimentaire

Para acessar o Guia UFC – Que choisir na íntegra : Le petit guide de la qualité nutritionnelle

Fonte: https://www.quechoisir.org/action-ufc-que-choisir-obesite-infantile-dites-stop-a-la-publicite-pour-la-malbouffe-n82691/

Imagens: UFC – Que choisir