28
.
09
.
2021

Carnes de laboratório: como funciona?

Carne de laboratório não é vegana e visa suprir demanda de proteínas com menos abate animal.

A carne de laboratório é um produto de origem animal, portanto não pode ser considerada um alimento vegetariano ou vegano, que surgiu como uma inovação para tentar suprir a demanda de proteína animal, com a intenção também de diminuir a produção e abate de animais.

Nesse sentido, empresas como a Mosa Meat e a startup israelense Aleph Farm, prometem comercializar um produto de proteína animal, com o mesmo sabor, textura e cheiro da carne tradicional.

Como é realizado esse processo?

A qualidade começa desde a escolha dos animais que serão submetidos a uma pequena extração, sob anestesia, de uma amostra de células-troncos do músculo esquelético ou embrião, em que posteriormente serão cultivados em biorreatores num meio de cultura, em ambiente totalmente controlado, essas células irão se fundir e formar fibras (miotubos) e serão colocadas em um gel composto por 99% de água. Quando o tecido muscular atinge a maturidade, ele está pronto para as preparações culinárias.

A carne de laboratório é mais saudável?

Em teoria, a proteína animal produzida em laboratório pode ser mais saudável por ser produzida em ambiente controlado, com ausência de antibiótico usados em animais para o tratamento de doenças, e pode ser cultivada com o reforço de vitaminas e minerais, aumentando assim, o valor nutricional do produto.

A produção será humanitária?

Na produção da carne convencional, deve ser aplicado o abate humanitário para diminuir o sofrimento dos animais, porém em alguns casos esse processo não é seguido à risca, causando dor durante o abate e até morte dos animais antes do abate. A produção da carne de laboratório promete a criação de animais livres e saudáveis, em que a coleta das células será em pequenas quantidades e com insensibilização, através de anestesia local, para o animal não sentir dor.

Saiba mais

Para saber mais sobre “Carnes de laboratório: como funciona?” inscreva-se na aula do Verakis Conecta, “CARNES DE LABORATÓRIO: O IN VITRO GANHANDO VIDA” do dia 29/09/2021 às 12h00 ( horário de Brasília) / 16h00 (PT).

A aula será ministrada Andreas Kaasi, Engenheiro Biomédico e Mestre em Bioengenharia pela Universidade Técnica da Dinamarca. Fundador da Eva Scientific (empresa de engenharia de tecidos). Doutor em Ciência da Cirurgia, pela UNICAMP.

Inscrições pelo: https://verakis.com/conecta/carnes-de-laboratorio-o-in-vitro-ganhando-vida/

Escrito por Renata Lênnen – aluna da UFMT, estagiária Verakis, Embaixadora líder do Verakis Conecta.