O chocolate bean to bar já é uma realidade na vida daqueles que buscam por um sabor único e por experiências e sensações que determinados alimentos despertam nos seres humanos.
Mas afinal, o que é bean to bar?
Na tradução para o português, bean to bar significa “do grão à barra”, ou seja, na produção do chocolate, a qualidade dos grãos de cacau é inegociável. Porém, o que diferencia o produto bean to bar de outros alimentos industrializados não é somente a qualidade das amêndoas. A fermentação e a etapa de torra do cacau também são responsáveis pelos sabores e aromas característicos desses produtos.
Entretanto, as etapas de processamento dos chocolates bean to bar não são tão simples e produção engloba desafios ambientais, econômicos, de mercado e sanitários que precisam ser estudados.
Caso você queira saber mais sobre o processo bean to bar do chocolate e a relação com sustentabilidade social e ambiental, inscreva-se na sessão do Verakis Conecta “Bean to bar: o chocolate engajado e sustentável” que ocorrerá no dia 11/05/2023 às 12h00 (BR) / 15h00 (PT).
A aula será ministrada pela Luciana Monteiro, engenheira de alimentos, mestra em tecnologia de alimentos, com ênfase em chocolates, especialista em produção de chocolates na Universidade de Gent na Bélgica, e especialização em marketing de alimentos pela Verakis em Portugal. Diretora da Ara Cacao, consultoria especializada em cacau e chocolate.
Inscrição pelo link: https://verakis.com/conecta/bean-to-bar-o-chocolate-engajado-e-sustentavel/
Escrito por: Amanda Caversan – Engenheira de alimentos pela FZEA-USP, consultora de alimentos, diretora da Inovalimentos e colaboradora do site da Verakis.