23
.
11
.
2021

“Alimentação na visão judaica”

A dieta Kosher na cultura judaica, ligada à saúde da alma, é detalhada no livro "Alimentação na Visão Judaica" apresentado por Arlete Santos.

Na cultura judaica, a relação estreita entre religião e alimentação é chamada dieta Kosher, também conhecida como Kasher, e é presente nos textos sagrados onde um conjunto de prescrições divinas determinam a alimentação judaica.

Em português a palavra Kosher significa adequado, bom, correto. Aplicado a alimentação, é aquilo que é adequado a ser consumido.

A alimentação Kosher possui regras que buscam uma alimentação mais pura, e que nutra não só o corpo, mas também a alma.

A nutricionista Arlete Santos, foi a convidada do Papo a Mesa – Verakis, e apresentou o livro “Alimentação na Visão Judaica” de Celina Branco Malanga.

O livro apresenta o detalhamento da alimentação Kosher, como são as práticas, porque eles seguem esse tipo de orientação, desde quando a seguem e quais foram as fases da história que esse tipo de orientação foi apresentada aos judeus.

Arlete trouxe a reflexão citada no texto: “O CONCEITO DE ALIMENTAÇÃO KOSHER ESTÁ LIGADO AO CONCEITO DA SAÚDE E DA ALMA.”

Ela mencionou que a alimentação não é só um aporte de nutrientes, mas que também está ligada à alma das pessoas. E essa percepção do alimento ampliada para a questão da alma é uma parte da nossa forma de ver o alimento na sociedade contemporânea que se perde cada dia mais.

Em seguida ela, fez o paralelo entre as ciências utilizadas na alimentação Kosher e as já aplicadas na sociedade contemporânea, como a higienização dos alimentos, suas combinações para melhor aproveitamento e digestibilidade, e a escolha do alimento correto para cada tipo de clima e estações do ano.

Arlete citou a importância em se ter uma forte consciência dentro de si no momento da escolha dos alimentos, principalmente em distinguir o que faz bem e o deve ser renunciado por não fazer bem a você, sem sentimentos de culpa ou perda. Que se faz necessário aumentar o debate para tudo que faz mal, e deve-se colocar mais energia para defender o alimento bom. A mesma disse que a nossa defesa da alimentação saudável hoje esta muito fragmentada e essa fragmentação dificulta o resultado, é necessário que haja integralidade nas nossas defesas, para defender o alimento como um todo, e não apenas alguns processos de produção.

Por fim ela citou uma parte do livro na qual, a autora Celina Branco, fala da importância em conhecer bem o que come, conhecer a produção dos alimentos e ler os rótulos, para que se tenha consciência do que está sendo consumido.

Assista à apresentação completa:

“Alimentação na Visão Judaica” de Celina Branco Malango (Audiolivro – Universidade Falada), apresentado no Papo à Mesa pela Nutricionista Arlete Santos e está disponível no Canal do Youtube VERAKIS.

Escrito por Juliana Ayala – aluna da UFRJ, estagiária Verakis, Embaixadora do Papo à Mesa e do Verakis Conecta.

Iùagem: Roman Yanushevsky