Com o surgimento da internet e das mídias digitais, cada vez mais se faz necessário entender como se comunicar nesses meios através da escrita, que está em constante desenvolvimento, principalmente quando seu propósito é a venda de um produto ou ideia, a internet permite uma maior conexão com o público.
A convidada do Papo à Mesa foi a Fernanda Pompeu, jornalista e idealizadora do e-book “A Escrita no Digital”, que apresentou seu livro e explanou sobre como turbinar a sua escrita no meio digital.
O livro é divido em dois momentos, o contexto digital e o texto digital.
No contexto digital é feito um paralelo sobre a era analógica com o hoje, onde prevalecem os meios digitais.
Iniciando com o contexto digital, a comunicação era feita de um para um, de um para um pequeno grupo ou até onde sua voz chegava, não existiam tecnologias para enviar mensagens se não à voz.
Em seguida surgiu a escrita, e a comunicação passou a ser de poucos para poucos, pois poucas pessoas dominavam a escrita e poucas conseguiam decifrar essa escrita. Até que surgiu o impresso, onde se inicia uma grande revolução, e a comunicação passou a ser de poucos para muitos, poucos dominavam a escrita e passaram a ser muitos aqueles que conseguiam ler.
E assim vai até o momento do digital, e a comunicação passa a ser de muitos para muitos.
Na era do analógico o escritor era responsável apenas pela escrita, sem ter vínculo com os leitores, já na era digital, quando a gente diz que a gente está em um contexto de muitos para muitos, é porque qualquer um pode ser um produtor de informação, além de a tecnologia permitir o contato imediato com o leitor.
Já no segundo momento do livro, em relação ao texto digital, Fernanda fala como tem quem diga que escrever no papel e na internet é a mesma coisa. Ela comentou que é evidente que a escrita é a mesma, se escreve palavra após palavra, frase após frase, isso é a escrita, mas existe uma linguagem sendo criada que é a linguagem no digital.
A escrita no digital tem o objetivo de conectar o produtor de conteúdo com os leitores e descobrir que publico é esse.
Ao fazer publicações com constância, consciência e propósito começam a surgir as pessoas. É importante observar o seu leitor, a forma com que ele interage com o seu conteúdo e outros conteúdos da sua área.
Por fim a autora da a dica de como fazer textos mais atrativos para prender a atenção do público que a todo momento receba uma enorme oferta de conteúdo, e traz 3 pilares essenciais: a importância do estudo, de começar e de ter constância nas publicações.
Assista à apresentação completa:
“A Escrita no Digital” e-book idealizado e apresentado por Fernanda Pompeu no Papo à Mesa no dia 05 de março de 2022, e está disponível no YouTube no link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=fwRW0yVPrX0
Escrito por Juliana Ayala – estagiária Verakis, Embaixadora do Papo à Mesa e do Verakis Conecta.