Cem líderes mulheres de todo o mundo compartilham suas visões e desejos para um futuro melhor em “Cooking up a better food future – a women’s view“.
A publicação reúne vozes femininas que compõem a rede internacional de profissionais do setor de hospitalidade da organização sem fins lucrativos “Parabere Forum“. E foi lançada no ano passado como um manifesto e para celebrar o quinto ano de criação da iniciativa.
“Precisamos que as vozes femininas sejam ouvidas e os talentos das mulheres sejam utilizados, para que possamos aumentar a confiança no setor da alimentação e construir uma visão de futuro baseada nos valores da sustentabilidade e da igualdade de oportunidades”, afirmou Maria Canabal, presidente e fundadora do Parabere Forum. (1)
O livro reúne as experiências individuais, revelações e insights de cada profissional. Do Brasil, colaboraram as chefs de cozinha Samantha Aquim, Manu Buffara, Helena Rizzo, Mara Salles, Roberta Sudbrack e Ana Luiza Trajano.
Samantha Aquim aponta a habilidade feminina de colaboração como uma potência para a criação de uma comunidade global do futuro.
Manu Buffara relembra o papel histórico das mulheres no ofício culinário e, portanto, na transmissão dos saberes tradicionais.
Helena Rizzo discute a necessidade de mudança da perspectiva de celebrização na gastronomia para a construção de uma agenda comum que traga soluções que reduzam os impactos negativos tanto ambientais como sociais dos restaurantes.
Mara Salles evoca a equidade de gênero e aponta a visão criativa e humanista que as mulheres aportam na solução de problemáticas alimentares.
Roberta Sudbrack reforça tanto a humanização como o diálogo como elementos femininos com força de transformação do futuro.
Para Ana Luiza Trajano não somente o futuro como também o presente é feminino. A chef reforça a centralidade das mulheres na promoção do ensinar a cozinhar.
A coleção de ensaios traz outras reflexões de cozinheiras, chefs de cozinha, produtoras agrícolas, escritoras, ativistas, dentre outras.
São tratados também temas urgentes como o não reconhecimento da importância das lideranças femininas na área da hospitalidade e o papel central das mulheres na produção dos alimentos, na manutenção da biodiversidade, na promoção da segurança alimentar e na educação, no mundo.
Parabere Forum é uma iniciativa independente, sediada na França, que apresenta as visões e vozes de mulheres que atuam profissionalmente na cadeia da hospitalidade com alimentos.
O objetivo é que as reflexões das profissionais sejam contribuições que possam impactar o futuro da cadeia de alimentos.
O próximo evento está agendado para março de 2021 em Paris.
Por Paula de Oliveira Feliciano – São Paulo, 01 de janeiro de 2021.
Paula de Oliveira Feliciano é mestra em Culturas e Identidades Brasileiras pelo IEB/USP, graduada em Gastronomia e pós-graduada em Docência para o Ensino Superior. Atua como chefe de Projetos Verakis Brasil e como professora nos cursos de graduação e pós-graduação em Gastronomia no Centro Universitário Senac Campos do Jordão. Em 2018, passou pelo programa de estágio da Fundació Alícia/Espanha, centro de pesquisa em cozinha, sustentabilidade e impacto social. E, em 2019, pelo Observatori d’Alimentació da Universitat de Barcelona (ODELA-UB), acompanhou atividades na linha de pesquisa turismo gastronômico.
Saiba mais
– http://parabereforum.com/
(1) Maria Canabal, presidente e fundadora do Parabere Forum, Traduzido da Introdução, p. 4.
Imagem: Parabere Essays, do site do site do Parabere Forum.